Lojistas pedem liberação de drive-thru para comércio de rua em Ribeirão Preto

Lojistas pedem liberação de drive-thru para comércio de rua em Ribeirão Preto

Prefeitura confirmou que estuda um modelo de drive-thru para o comércio local

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) encaminhou ofícios à Prefeitura Municipal e à presidência do Grupo de Transição Pós-Covid, solicitando que sejam incluídas regras para a entregas e serviços por drive-thru, delivery e retirada no comércio da cidade.

Atualmente, o decreto de calamidade pública prevê os serviços de entrega apenas para as áreas de alimentação e supermercados. Segundo a Acirp, a medida já foi sinalizada pelo governo do Estado, em deliberação no dia 23 de março, que menciona a permissão dos serviços de entrega de quaisquer estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço.

"É importante que a Prefeitura  decida em caráter de urgência a questão, incorporando nas decisões municipais essa possibilidade já permitida pelo Estado de São Paulo, pois essa é uma maneira de inúmeros comércios e serviços de pequeno porte realizarem vendas, mas para isso os lojistas precisam ter segurança jurídica e orientação de como se preparar. Entendemos que não há nenhum impedimento para que isso ocorra por isso esperamos que o município atenda essa solicitação com brevidade", declarou Dorival Balbino, presidente da Acirp.

Por meio de nota, a  Acirp informou que o modelo que já vem sendo utilizado por restaurantes, bares e similares pode ser estendido a muitos outros segmentos. "Logicamente, levando em consideração as regras de prevenção, como portas da loja abaixadas, barreiras físicas na entrada dos estabelecimentos, organização de filas respeitando a distância segura, uso de máscaras e álcool em gel e entrega das mercadorias nos veículos mediante agendamento, sem acesso ao espaço interno dos estabelecimentos", informou.

Ainda de acordo com a  Acirp, a Associação já havia encaminhado ofício similar  à Prefeitura, mas não obteve resposta. "A decisão favorável à liberação das formas de venda citadas será uma maneira criativa de preservar as empresas e os empregos, sem perder de vista o cuidado com a saúde", ressaltou Balbino.

A Prefeitura confirmou que recebeu as sugestões da Acirp e que já estuda um modelo de drive-thru para o município junto ao Grupo de Rertomada. De acordo com decreto publicado no último dia 27 de abril, o comércio de rua pode reabrir em caráter caráter facultativo a partir do dia 11 de maio. Poderão reabrir estabelecimentos com área de venda igual ou inferior a 800m², que optem, preferencialmente, por ventilação natural. Os lojistas deverão respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas, fornecer de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos funcionários e com horário de funcionamento apenas de segunda à sexta-feira.

A única mudança em relação ao decreto do dia 27 foi o adiamento da abertura de clínicas de estética, clínicas de podologia, barbeiros, cabeleireiros e clínicas odontológicas. O decreto previa a abertura para o dia 28, porém, a Justiça determinou que fosse reabertos somente no dia 11 de maio.

Shoppings já aderiram

Mesmo sem uma regulamentação explícita da Prefeitura, os quatro shoppings de Ribeirão Preto já se movimentaram e criaram sistemas próprios de drive-thru.

Com foco no Dia das Mães, o Shopping Iguatemi foi o primeiro a anunciar o drive-thru. Os clientes interessados devem acessar o site do shopping para consultar a relação das lojas participantes e o número de telefone para contato. 

O processo de venda e negociação de entrega do produto é feita, de forma rápida, pelo aplicativo de mensagens Whatsapp diretamente com o lojista.

Depois disso, o cliente vai até o empreendimento para fazer a retirada na data e horário combinado. Para implementar o serviço, o Shopping Iguatemi estabeleceu algumas regras, como a higienização de todos os produtos e embalagens e o uso de máscara, luva e álcool em gel.

O sistema no RibeirãoShopping e no Santa Úrsula é similar. Os clientes devem negociar a compra e a entrega dos produtos diretamente com o lojista por meio do WhatsApp. Após negociar a compra com o lojista, o cliente precisa ir até o estacionamento do shopping para fazer a retirada do produto na data e horário combinado. Os empreendimentos também adotaram medidas de segurança dos funcionários e clientes, além da higienização dos produtos.

Por fim, o Novo Shopping também adotou o esquema, que terá início nesta terça-feira, 5. O horário do drive-thru será das 10h às 20h. O shopping visará o Dia das Mães, por isso, o serviço funcionará de 5 a 9 de maio, na portaria próxima a Decathlon. Nesse período, os clientes poderão retirar as compras sem sair dos veículos. Ficará a cargo dos lojistas disponibilizarem canais de comunicação com os clientes, seja Whatsapp, Facebook ou outro meio.

Segundo decreto publicado pela Prefeitura, os shoppings devem reabrir fisicamente a partir do dia 25 de maio, respeitando as medidas de distanciamento entre pessoas, fornecendo  EPI aos funcionários e com horário de funcionamento apenas de segunda à sexta-feira.


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: