Mães protestam contra transporte de deficientes em Ribeirão Preto
Mães protestam contra transporte à deficientes em Ribeirão Preto

Mães protestam contra transporte de deficientes em Ribeirão Preto

A manifestação teve início na manhã desta terça-feira, 13, com o objetivo de chamar a atenção da Transerp para a situação do transporte

Mães protestam contra o transporte à deficientes no terminal de ônibus, ao lado da rodoviária, em Ribeirão Preto. A manifestação teve início por volta das 8h, dessa terça-feira, 13 e continua até às 11h.

É o segundo ato das mulheres nas ruas da cidade. Uma das responsáveis pelo protesto, Bethânia Alves Pinheiro diz que a ação é para que a população e a Transerp tenham entendimento da má situação que elas vivem.

“Eles precisam resolver isso. Precisamos muito de vans para que nossos filhos possam ir até o atendimento médico de uma maneira mais tranquila, ou de uma melhora no transporte urbano para que exista mais vagas à eles. Hoje queremos fechar a entrada de ônibus e chamar a atenção”, afirma Bethânia .

Já Eunice Gonçalves fala que o transporte público no município está péssimo. “A gente está sem atendimento. Por conta disso, nossas crianças deficientes são prejudicas e a prefeitura não faz nada por nós. Hoje é o segundo dia que protestamos pela causa. Minha filha faleceu há dois meses, mas é importante participar desta ação visando melhorias para as outras famílias”, destaca.

Para Flávia Carvalho sua filha tem sido muito prejudicada nestas semanas. “Sem as vans eu não consigo levar ela para a Apae, pois, não tenho muitas condições de pagar ônibus. Por conta disso só levo ela uma vez na semana. Tem motoristas que ajudam e tem outros que não prestam atendimento como deveriam. É um descaso total”.

Outro lado

Segundo informações da prefeitura, a administração municipal trabalha e busca viabilizar os pagamentos aos fornecedores, que obedecem a ordem cronológica.

Levantamento

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. O levantamento foi divulgado em agosto de 2015.


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: