Mais de 18 mil contribuintes já aderiram ao IPTU Digital
Recursos do imposto são revertidos para melhorias na cidade

Mais de 18 mil contribuintes já aderiram ao IPTU Digital

Carnê em formato eletrônico é alternativa sustentável e eficiente

O IPTU Digital, criado pela Prefeitura Municipal, em 2021, é uma ferramenta que possibilita ao munícipe o recebimento, por e-mail, do carnê do IPTU, com os dados cadastrais do imóvel, demonstrativos de lançamento e todas as facilidades para visualização e pagamento à vista ou parcelado.

 

Até o momento, 18.623 contribuintes fizeram a adesão ao IPTU digital, número pequeno considerado aos 331.793 carnês impressos para o exercício de 2023. O custo de impressão e de distribuição pelos Correios foi de R$ 3,00 por carnê. Em que pese a economia, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, está centrada no desenvolvimento sustentável, colocando em prática os conceitos ESG (eixos Ambientais, Sociais e de Governança), com isso reduzindo o desmatamento com menos papel, menos metais pesados, tintas, energia e combustíveis etc.

 

Com a migração dos carnês de IPTU impressos para o IPTU digital, além da economia de recursos financeiros, o que realmente importa são “Os ganhos de eficiência, agilidade, facilidade, sustentabilidade e o retorno social, ambiental e de governança, que são patrimônios coletivos”, explicou o secretário da Fazenda, Afonso Reis Duarte.

 

A adesão ao IPTU Digital é rápida e fácil, basta o contribuinte acessar o site da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Fazenda e preencher formulário com CPF, e-mail e número do cadastro do imóvel.

 

Os critérios para adesão são: estar com os dados cadastrais atualizados e ser proprietário do imóvel.


Guilherme Sircili

Compartilhar: