Mais de 200 celulares e tablets roubados são apreendidos em loja

Mais de 200 celulares e tablets roubados são apreendidos em loja

Comércio desbloqueava e vendia os aparelhos em Ribeirão Preto; Polícia Civil segue investigando o caso

A Polícia Civil apreendeu, nesta sexta-feira, 28, mais de 200 celulares e tablets derivados de roubos e furtos, em uma loja na Rua Javari, Zona Norte de Ribeirão Preto.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Cláudio Sales Júnior, a Polícia Civil chegou ao caso por meio de uma investigação sobre furtos a pedestres, na qual tentava mapear os principais receptadores da cidade. 

A loja, que recebia e desbloqueava os aparelhos possuía toda a tecnologia necessária. "Quando adentramos na loja, logo no início da busca já achamos os softwares que eles usam para fazer a troca do IMEI e o desbloqueio do aparelho", relata o delegado.

O IMEI é um número de identificação que todo celular tem e pode ser usado junto aos fabricantes e à operadora para efetuar o bloqueio do aparelho em caso de roubo.

Os donos do estabelecimento, além de programas específicos no computador para desbloquear as possíveis senhas de acesso ao celular, também possuiam dispositivos específicos para trocar o IMEI do celular e assim poderem vendê-lo normalmente.

A trabalho da Polícia Civil agora será de identificar quais aparelhos ainda não foram desbloqueados e entrar em contato com os seus respectivos donos. As demais vitimas que tiveram o celular ou tablet furtado podem entrar em contato com o órgão para realizar o reconhecimento do aparelho.

O delegado Sales finaliza alertando sobre como os receptadores alimentam o mercado do crime. " A partir do momento que você não tem as pessoas que recebem esse material, não terá demanda para o crime". Os donos da loja respondem por crime de receptação.


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: