Mais de 33 mil pessoas já tentaram utilizar wi-fi público de Ribeirão Preto
Comparada à média nacional de internet via wi-fi, o fornecimento encontrado no município é aproximadamente 3 mil vezes menor

Mais de 33 mil pessoas já tentaram utilizar wi-fi público de Ribeirão Preto

O Portal Revide percorreu as principais praças do Centro da cidade em busca das Redes Wireless, mas o serviço foi encontrado apenas em uma

Atualmente, Ribeirão Preto tem 33.348 usuários cadastrados no sistema de internet gratuita por wi-fi. Entretanto, de quatro praças visitadas no Centro de Ribeirão Preto, apenas uma possui a rede estável. As praças 7 de setembro, Bandeiras, XV e Barão do Rio Branco foram averiguadas pelo Portal Revide.

Em Ribeirão Preto, diversos locais públicos possuem wi-fi gratuito disponível para a população. No entanto, o sinal é lento e de difícil acesso.

A equipe de reportagem rodou a cidade atrás desses pontos para conferir o resultado de velocidade do serviço que é oferecido para a população. Alguns adolescentes entrevistados disseram que não sabiam sobre a existência da rede oferecida pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp).

Sem sinalização adequada sobre a rede on-line nas praças, o sinal foi encontrado apenas na Praça das Bandeiras, que fica em frente à Catedral. No local, foi possível registrar a velocidade de 4,88 kilobit por segundo, com período de latência (tempo para acesso) de 1.186 milissegundos.

Em pesquisa realizada pela Speedtest, um dos principais sites de medição de velocidade da internet, o Brasil tem média de 17,80 megabyte por segundo (Mb/s) na conexão por cabo e 16,25 Mb/s na Internet por celular.

Para compreensão, um Mb/s é igual a 1000 Kb/s, o que significa que a média nacional é aproximadamente 3 mil vezes maior que a velocidade fornecida pela rede wi-fi a celulares na Praça das Bandeiras.

Questionada, a Coderp informou que os pontos fixos de internet pública continuam instalados em Ribeirão Preto. A distribuição da rede é realizada por wi-fi. “Nos locais ficam somente os equipamentos de pontos de acesso”.

Teresa da Silva Freitas contou que já tentou utilizar a internet, mas, por ser idosa e desatualizada do mundo moderno, não conseguiu preencher o cadastro, já que a rede tem sinal baixo. “Uma vez, meu neto precisou da rede pública de internet e não conseguiu acessar, sem condições para pagar pelo serviço, ele teve problemas”.

Para poder utilizar a Conexão Internet Gratuita, oferecida pela Prefeitura, o cidadão deve possuir um aparelho que permita a conexão às Redes Wireless (como por exemplo, Notebook, Tablet ou Celulares com Wi-Fi).

Um cadastro tem de ser realizado após a pessoa encontrar o ponto de rede. Pela dificuldade, os usuários optam pelo serviço pago disponibilizado pelas operados, como 3G e 4G.

Passo a passo para a utilização da internet pública

Micael da Costa utiliza a praça como ponto de descanso no horário de almoço do trabalho. É nesse momento que ele atualiza as redes sociais. “Pago um plano mensal para poder utilizar a internet, não sabia sobre a existência dessa opção na Praça Sete de Setembro".

Confira o fluxo de internet paga em Ribeirão Preto:


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: