McDia Feliz acontece neste sábado, 21, e beneficia o Gacc em Ribeirão Preto

McDia Feliz acontece neste sábado, 21, e beneficia o Gacc em Ribeirão Preto

A orientação para os clientes que desejam participar da campanha é que priorizem o drive-thru e o delivery

Neste sábado, 21, acontece mais uma edição do McDia Feliz. Este ano, o McDonald’s tomou diversas iniciativas para promover a campanha de maneira segura para clientes e funcionários, mantendo o compromisso com milhares de crianças e jovens brasileiros que contam com a verba levantada pela ação anualmente. 

Os restaurantes adotaram um protocolo de atendimento especial, que inclui medição de temperatura de todos que entram nos estabelecimentos, demarcações de distanciamento social, lotação máxima respeitando as normativas de cada Estado, intensificação nos procedimentos de higiene e de limpeza das instalações, disponibilização de álcool gel, reforço do procedimento operacional dos funcionários com uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual e obrigatoriedade de uso de máscaras pelos clientes, entre outras condutas que fazem parte do programa McProtegidos.

Segundo Paulo Camargo, presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados, empresa responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, em um ano tão desafiador como 2020, o comprometimento com as causas beneficiadas tem que ser ainda maior. “As instituições dependem do valor arrecadado para seguir com os projetos que apoiam a saúde e a educação. Para que a ação seja um sucesso, necessitamos, também, da conscientização dos nossos clientes em seguir todos os protocolos e orientações de segurança”, comenta.

Para participar, basta pedir um Big Mac por qualquer canal de venda do McDonald’s, durante todo o sábado. A prioridade é para os canais com menos contato, como drive-thru ou delivery, incluindo compras pelo app próprio da marca ou dos parceiros iFood, Rappi e Uber Eats.

Quem adquiriu o tíquete antecipado pode fazer a troca até segunda-feira, 23. Nesta edição, a apresentadora Fernanda Gentil é a embaixadora do evento. Em Ribeirão Preto, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Ribeirão Preto (GACC) é a entidade beneficiada.

A campanha
O McDia Feliz é consolidado como uma das maiores campanhas para angariação de fundos em prol de causas relacionadas a crianças e jovens no Brasil. Desde 1988, cerca de R$ 300 milhões já foram arrecadados. A renda é destinada para iniciativas voltadas à luta contra o câncer infanto-juvenil, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald, e para diversos projetos com foco na educação, desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna. 

GACC Ribeirão Preto
Há 28 anos, o GACC é beneficiado pelo McDia Feliz. A entidade cuida de mais de 290 crianças e adolescentes por ano, oferecendo, sem qualquer custo para a família, hospedagem e refeições, além de atendimento fisioterapêutico, odontológico, nutricional e psicológico. O GACC também fornece cestas básicas, medicamentos, dietas, leites especiais e materiais odontológicos. Inúmeros projetos já foram realizados com a arrecadação da campanha ao longo desse tempo, incluindo a adequação da Casa de Apoio, com a implantação de uma brinquedoteca, a reforma da área externa, a ampliação da capacidade de atendimento, a reforma dos banheiros e dos quartos e a criação de um espaço voltado às atividades lúdicas e de lazer. Os recursos também foram empregados para a aquisição de um veículo para o transporte dos pacientes em tratamento e ajudaram na instalação da central de quimioterapia infantil do HC Criança de Ribeirão Preto, proporcionando um espaço diferenciado e acolhedor às quimioterapias infanto-juvenis, separado da Oncologia geral de pacientes adultos. A verba ainda é utilizada para a manutenção de projetos psicossociais promovidos pela instituição.

Histórias de luta e de superação
Ribeirão Preto é referência no tratamento de câncer infanto-juvenil no Brasil. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP recebe pacientes de diversas regiões do país em busca do tratamento, do suporte e, principalmente, de esperança. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2020 é que sejam registrados 8.460 novos casos. Nas décadas passadas, as chances de cura eram baixas se comparadas com a média atual, que é de 85%. 
Graças aos investimentos em prevenção, diagnóstico e infraestrutura, existem histórias de superação como a da advogada Bianca Laguna que, quando tinha apenas 14 anos, iniciou uma batalha vitoriosa contra a Leucemia. O acompanhamento do GACC, durante todo o processo, foi essencial. “Encontrei no GACC todo o suporte e o carinho que precisava, além assistência psicológica e social para mim e para minha família”, revela. Hoje, ela atua como voluntária da instituição na realização do McDia Feliz.
Em novembro de 2018, Maria Clara Carvalho Reis, de três anos, foi diagnosticada com um tumor cerebral. Desde então, a pequena, que é natural de Passos, Minas Gerais, faz tratamento no HC Criança, em Ribeirão Preto, onde está hospedada, ao lado do pai e da mãe, na Casa de Apoio do GACC. “Diante da angústia de um diagnóstico tão grave, a Casa de Apoio do GACC foi um oásis no meio do deserto. Sentimo-nos abraçados e amados por esse grupo que, agora, é a nossa família. Com eles, dividimos nossas alegrias, angústias, aflições e incertezas”, declara Dener Lucas Reis, pai de Maria Clara.
Ellisa Lohner Negrão Lima, com seis anos, veio de Poços de Caldas, cidade que também fica no Estado vizinho. Na entidade, encontrou o acolhimento que precisava para combater um Adenocarcinoma Congênito de Face e Nasofaringe. Para Elaine Maria da Silva, mãe de Ellisa, o cuidado de toda a equipe foi fundamental para que a família pudesse celebrar vitórias diárias no tratamento da menina, que segue em acompanhamento médico. 


Arte: Divulgação

Compartilhar: