Mesmo sem deliberação do Condephaat, Prefeitura anuncia Estação Catedral

Mesmo sem deliberação do Condephaat, Prefeitura anuncia Estação Catedral

A primeira plataforma será instalada na rua Visconde de Inhaúma; Conselho afirmou que antes da decisão ouvirá o Padre Chico

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, anunciou nesta quarta-feira, 9, que a instalação das plataformas que comporão a estação de ônibus na Praça das Bandeiras, na região central da cidade, terá início em breve. O Padre Chico afirmou que aguardará a decisão do Condephaat e que está tranquilo com relação à definição (leia mais abaixo).

Já estão aprovados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) os projetos de duas plataformas na Rua Américo Brasiliense e uma na Rua Visconde de Inhaúma. A Prefeitura ainda aguarda o laudo do Conselho para mais duas plataformas na rua Florêncio de Abreu.

"Vamos começar a instalação pela plataforma que ficará na rua Visconde de Inhaúma. Quero agilizar os serviços, já que muitas pessoas usuárias de ônibus serão beneficiadas”, disse a prefeita Dárcy Vera.

Projeto - Pelo projeto serão cinco plataformas, sendo duas na rua Florêncio de Abreu, duas na rua Américo Brasiliense, e uma na Visconde de Inhaúma.

Cada plataforma terá capacidade para atender ao embarque e desembarque de dois ônibus simultaneamente, e poderá abrigar até 120 passageiros.

Nos pontos localizados nas ruas Américo Brasiliense e Visconde de Inhaúma serão implantadas catracas, as plataformas serão delimitadas com paredes de vidro e terão portas automáticas para o acesso aos ônibus. Nessas condições, poderão embarcar quatro passageiros simultaneamente em cada ônibus, reduzindo o tempo de parada.

Já os pontos em frente à Catedral serão abertos, semelhantes aos que existem hoje no local, só que com uma cobertura maior para conforto dos passageiros.

O projeto, além de respeitar as recomendações do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e não interferir no visual e na estrutura da Praça das Bandeiras, também vai manter os exemplares de árvores que estão no local. 

Outro lado

O padre Chico afirmou que não foi procurado pela Administração Municipal sobre a decisão de iniciar a obra. Contudo, o pároco se diz tranquilo, e garante que a postura da igreja será de aguardar a decisão do Condephaat. “Nunca estive tão tranquilo em toda a minha vida. Mantenho-me no caminho que é o certo e luto pela preservação do patrimônio histórico”, afirma. Para a o engenheiro e secretário geral do Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (Ferp), Cantídio Maganini, a atitude demonstra o desespero do poder executivo. “É simplesmente um ato ditatorial. Acho que esta decisão não se sustentará. Somos completamente contra”, finaliza.

Por meio de nota, a área técnica do Condephaat informou que já analisou o laudo enviado pela Prefeitura de Ribeirão Preto e encaminhou seu parecer ao Conselho. No entanto, o pároco da Catedral de São Sebastião, Francisco Moussa, o "Chico", pediu para ser ouvido pelo conselho, antes da deliberação sobre o processo. O pedido foi acatado pela presidente do Condephaat. O conselho ressaltou, porém, que a execução de qualquer parte da obra de substituição dos abrigos nas paradas de ônibus na Praça das Bandeiras está condicionada à apresentação de um laudo técnico que comprove que o tráfego de veículos pesados (ônibus) não é foco de vibração excessiva que comprometa a estrutura da Catedral de São Sebastião, bem tombado pelo Condephaat. Ou seja, segundo o órgão, nenhuma estação pode ser construída sem a deliberação.

Revide Online
Bruno Silva
Marina Aranha
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: