Microrregião de Ribeirão é a 28ª mais pacífica de São Paulo

Microrregião de Ribeirão é a 28ª mais pacífica de São Paulo

Entre as 63 regiões paulistas, a cidade aparece na metade do ranking; Veja infográfico

Entre as 30 microrregiões mais pacíficas do estado de São Paulo, Ribeirão Preto aparece na 28ª colocação. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada na tarde desta terça-feira, 22.

De acordo com os dados registrados em 2014, a região fica atrás de outras como Franca, São Joaquim da Barra, Batatais, Jaboticabal e Pirassununga. A pesquisa mostra a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes do local, o que é independente o tamanho populacional do lugar. Confira o infográfico abaixo.


O número de homicídios foi obtido pela soma de óbitos causados por agressão mais intervenção legal. A microrregião de Ribeirão, com mais de 1 milhão de habitantes teve 9,5 pontos na escala de assassinato.

Entre as 63 microrregiões paulistas, São Paulo aparece na 45ª colocação com taxa de 13,7 homicídios por 100 mil habitantes e Campinas, em 47º lugar, registra números de 14,3 no ranking. Adamantina, próximo de Presidente Prudente tem a melhor colocação de São Paulo e do Brasil com 4,4 na taxa criminal. Já Caraguatatuba foi eleita a região mais perigosa do Estado com registros de 26,7 no índice.

O Estado de São Paulo, segundo dados da pesquisa, foi eleito o segundo do país com menos números em homicídios.

Respostas 

O Portal Revide procurou a Prefeitura de Ribeirão Preto, que aprovou um Conselho Municipal de Segurança Pública, mas a Administração Municipal se recusou a comentar os dados e responder os questionamentos da reportagem sobre as informações apuradas, afirmando que seria competência apenas da Polícia Militar. A PM não respondeu os questionamentos até o fechamento desta reportagem.
 

Arte: Walmir Guerra 
Foto: Divulgação 

Compartilhar: