Moradores de assentamento sofrem com falta de transporte coletivo, em Ribeirão
Moradores de assentamento sofrem com falta de transporte coletivo, em Ribeirão

Moradores de assentamento sofrem com falta de transporte coletivo, em Ribeirão

Moradores do Mário Lago cobram desde 2012 criação de linhas de ônibus; quase 470 famílias sofrem com o problema

Moradores do Assentamento Mário Lago, na Zona Leste de Ribeirão Preto, cobram a Prefeitura de Ribeirão Preto para que ela cumpra a legislação municipal que pede para que áreas rurais também recebam linhas de transporte coletivo. Eles entraram com Ação Civil Pública na justiça para que a linha seja implantada. De acordo com a associação, a falta de ônibus no bairro atinge 468 famílias.

O pedido foi protocolado em fevereiro pela Associação de Moradores do assentamento, e eles prometem protocolar outra ação junto ao Ministério Público Estadual, na próxima quinta-feira, 6, para que seja cumprida a lei municipal 7939/97, que determina que o serviço seja disponibilizado para todos os moradores, seja em áreas urbanas ou na área rural, o que não ocorre atualmente.

A associação argumenta que desde 2012 foi solicitada uma linha alimentadora para atender o bairro junto à Transerp, mas o presidente da associação, Nilton Cesar Custódio, lamenta que a demanda não tenha conseguido avançar politicamente.

Ele comenta que a intenção dos moradores é buscar uma solução a curto prazo e perene para acabar com ostracismo social que, de acordo com ele, foi imposto na comunidade. Isso, segundo ele, em razão da "insensibilidade do poder público municipal nas gestões anteriores”, que obriga os moradores a se deslocarem a pé pelas estradas de terra até o terminal José Velone, no bairro Ribeirão Verde.

Em resposta aos moradores, a Transerp disse se tratar de um assentamento rural, com características viárias, de acordo com a autarquia, “incompatíveis com o atendimento pelo transporte coletivo urbano”. É necessário que a prefeitura frete veículos, assim como é realizado com o transporte escolar municipal.

Mas a Transerp ainda afirma que desenvolveu estudos com vistas a uma proposta de atendimento por transporte coletivo rural, que está sendo analisada pela Administração Municipal.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: