Moradores de Ribeirão Preto se unem para cuidar de praças no Jardim Macedo
Ação é realizada por moradores do Jardim Macedo, na Zona Leste de Ribeirão

Moradores de Ribeirão Preto se unem para cuidar de praças no Jardim Macedo

Grupo Vizinhos do Bem evitam que esses locais fiquem abandonados

Cansados de esperarem pelo poder público para que as praças do bairro saíssem do abandono, moradores do Jardim Macedo, na Zona Leste de Ribeirão Preto, resolveram arregaçar as mangas. Eles mesmos começaram a cuidar da limpeza desses espaços, transformando lugares que antes davam medo, em locais de convívio entre vizinhos.

“Se deixar esperando que façam alguma coisa aqui, vai virar um lixão. Então, nós moradores, temos de nos mobilizar”, comenta o vendedor Antônio Marinho, que mora perto de uma das praças cuidadas pelos Vizinhos do Bem, que também tem um grupo no WhatsApp para discutir os cuidados para manutenção do local, como retirada de lixo, plantio de mudas de árvores e limpeza do espaço.

A iniciativa foi de outro morador: o empresário Eduardo Santos. Ele conta que resolveu cuidar da praça em razão da situação de abandono que ela se encontrava, com muito lixo e mato alto há dois anos. Além disso, ele aponta que a iniciativa ajudou os moradores a se conhecerem, pois os vizinhos não tinham muito contato, e a ação os fez ficarem mais próximos.

“Essa praça ficou quase um ano sem roçar. É bem triste esta situação, e não combinava com nosso bairro, aliás, não combina com nenhum. Eu notei que teria de mobilizar os vizinhos, primeiro comecei me apresentando e nos organizando em grupos do WhatsApp”, explica o morador.

Eduardo diz que o grupo tem três princípios:

·         Conhecer os vizinhos;

·         Cuidar da segurança do bairro;

·         Zelar pela limpeza e manutenção do bairro.

“São melhorias para deixar o bairro mais bonito. O engajamento é geral. Todo mundo dá o que pode para poder ajudar”, complementa o empresário.

Além da limpeza, que ocorre sempre em mutirão entre os moradores, eles também espalharam plaquinhas pelo local com o pedido para que não joguem lixo na praça e que ajudem a cuidar.

“Ajude a recolher o lixo da praça. Ela também é sua”, diz um dos lembretes.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: