Moradores reclamam de abandono do Parque Tom Jobim, em Ribeirão Preto

Moradores reclamam de abandono do Parque Tom Jobim, em Ribeirão Preto

Parque sofre com mato alto, bancos quebrados, pista de caminhada esburacada e falta de segurança; veja fotos na galeria

O Parque Tom Jobim, localizado no Jardim Procópio, Zona Noroeste da cidade, sofre com o descaso da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O parque – que conta com uma área de 64 mil metros quadrados, um lago, aparelhos de ginásticas ao ar livre, parquinho infantil, entre outros –, está em situação de abandono, em que sofre com mato alto, bancos quebrados, pista de caminhadas com buracos e falta de segurança.

Os frequentadores reclamam do descaso do poder público, que, segundo eles, já prossegue há anos. O aposentado Geraldo Ruana, que mora no Planalto Verde, bairro próximo ao parque, conta que gostaria de poder caminhar no parque com sua esposa, mas, em razão das condições do local, fica impossível. “Eu gostaria de conseguir passear no parque, mas não posso, pois parece que estou andando no meio do mato. Ontem [domingo, 21] choveu e desceu um aguaceiro que deixou tudo sujo de barro”, conta Ruana.

De acordo com o aposentado, a situação do local se encontra assim há anos. “Não sei te falar quanto tempo o parque está assim, mas faz muito tempo, mais de ano”, finaliza.  

As frequentadoras e amigas Fátima Silma e Rosimari Campez falam que a situação do parque é lamentável. “Não tem um empregado, nenhuma segurança, nenhum policiamento, o mato está alto parecendo um matagal, os postes de luz quebrados, um abandono total”, afirma as frequentadoras.

As amigas ainda contam que costumam frequentar o parque somente na parte da manhã, pois assim não correm tanto risco de serem assaltadas. “Nós costumamos vir ao parque somente de manhã, hoje viemos um pouco mais tarde por conta da chuva, mas é perigoso. Quando andamos aqui não vemos um guarda para nos oferecer segurança”, explicam.

Segundo Fátima e Rosimari, que frequentam o parque há um ano e meio, o abandono é constante. “A prefeitura vem, dá um ‘tapinha’, corta a grama, e, quando corta, deixa a sujeira aqui. Fica difícil assim, pois aqui é um lugar tão gostoso onde podemos vir para passear, mas nessas condições é bem complicado”, finalizam.

O Portal Revide entrou em contato com a Prefeitura Municipal sobre o abandono do local, que respondeu que até o momento está sem contrato de manutenção do parque. Dessa forma, a administração informou que não tem como prever quando haverá a limpeza do local e que os serviços têm sido feitos de acordo com o cronograma do programa Passa a Limpo Ribeirão.


Fotos: Arquivo Pessoal

Galeria de imagens

Compartilhar: