Morre em Ribeirão Preto o Palhaço Biriba
Desde 1947, Carlos Antônio Biriba teve sua vida permeada pelo circo

Morre em Ribeirão Preto o Palhaço Biriba

Carlos Antonio Biriba Spindola teve uma parada cardíaca na noite dessa segunda-feira, 27

Carlos Antonio Biriba Spindola, o eterno palhaço Biriba, morreu na noite dessa segunda-feira, 27, em Ribeirão Preto, aos 91 anos. Ele estava internado por conta de uma pneumonia e teve uma parada cardiorrespiratória. 

Segundo a família, Biriba passou mal na manhã de segunda em casa, no Quintino Facci II, e foi levado ao Hospital Santa Lydia, onde morreu. Biriba, que tinha um marca-passo, já havia passado por três registros de Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

O palhaço Biriba deixa a esposa e três filhos, além de uma legião de fãs por toda a região. 

Por meio de nota, o Comercial lamentou a morte de Biriba. “A Família Comercialina está de luto faleceu o pai do nosso amigo Max Leandro Spindola o palhaço Biriba.”

O velório será na Sala Ruby, no Memorial Campos Eliseos, na Rua Fernão Sales, 1287. O sepultamento está marcado para às 15h desta terça-feira, 28, no Cemitério da Saudade.

História

Desde 1947, Carlos Antônio Biriba teve sua vida permeada pelo circo: aos 18 anos, saiu da casa dos pais, em Santa Bárbara D’oeste, para seguir viagem com um circo que ali havia acabado de fechar a temporada. A partir de então, foi galã de circo-teatro, ensaiador e caça-talentos, ramo no qual ficou conhecido por atrair para os seus espetáculos os artistas que acabavam de despontar nas rádios. Nesse período, o acesso do grande público do interior aos artistas de sucesso ocorria nas arquibancadas dos circos, onde também havia teatro e números musicais.

Depois de passar por diversos circos, decidiu ter seu próprio negócio, em sociedade com o cunhado, mas, por não ter dinheiro para contratar um palhaço, o artista que mais atraía as multidões, Carlos Antônio acabou vestindo a fantasia e se transformando no Biriba. 


Foto: Julio Sian/Arquivo Revide

Compartilhar: