Morre Marcos Moura, médico responsável pelo primeiro bebê de proveta nascido em hospital público

Morre Marcos Moura, médico responsável pelo primeiro bebê de proveta nascido em hospital público

Médico marcou a história da medicina em Ribeirão Preto e no Brasil

Morreu na tarde desta quarta-feira, 23,  o Prof. Dr, Marcos Moura, diretor clínico da Clínica Matrix.

 

O médico comandou a equipe que realizou a primeira fertilização in vitro em hospital público no Brasil. O procedimento, realizado em 1992 no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, é visto como um marco para a instituição.

 

Marcos Moura deixa sua esposa Renata, 4 filhos e uma enteada, além de um sem-fim de amigos e pacientes que se sentem muito honrados em terem convivido com ele de alguma forma.

         

Marcos é o quarto filho, de um total de onze, do casal Bento Dias de Moura e Albertina Silva de Moura. Natural da cidade de Maringá – PR e nasceu em 15 de abril de 1958.

 

Marcos começou seus estudos na cidade de Maringá. Fez o curso primário e o ginásio no Colégio Marista. Em 1973, com seus 18 anos, estudou por dois anos do colegial ainda em Maringá e completou o curso fazendo o terceiro ano na cidade de Londrina.

 

Ainda durante o segundo ano, começou a prestar vestibular, o que passou a fazer de seis em seis meses, sempre sendo aprovado, mas tendo que terminar o colegial para poder ir a faculdade.

 

Em 1976, ingressou na Universidade Estadual de Londrina, formando-se médico em 1981. Fez dois anos de residência médica nas áreas de ginecologia e obstetrícia e, em 1994, mudou-se para Ribeirão Preto para fazer pós-graduação na USP – RP. Ainda nessas áreas, fez também seu doutorado. Prestou concurso para lecionar e acabou sendo aprovado. Resolveu se estabelecer por aqui. Já doutor, no período de 1993 a 1996, Marcos fez pós-doutorado nos Estados Unidos.

 

Voltando para o ano de 1976, ainda jovem, com 18 anos, Marcos começou a lecionar a matéria de química no Colégio Canadá, em Londrina, e também fez residência médica na Universidade de Londrina, e assim começou a juntar seus primeiros recursos financeiros.

 

Já em Ribeirão Preto, no ano de 1984, através de concurso público, passou a trabalhar como médico no Hospital das Clínicas da cidade. A partir de 1986, passou a lecionar na USP - RP na área de ginecologia e obstetrícia, permanecendo até o ano de 2000, quando então abriu seu consultório, a “Clínica Matrix”, voltada à área de reprodução humana. Hoje o Dr. Marcos Dias de Moura atua como médico, atendendo somente em sua clínica e apenas nas áreas de ginecologia e reprodução humana.

 

O médico é membro do Conselho Regional de Medicina (CRM – SP), da Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

 

O Ginecologista coordenou a equipe do HC que realizou a primeira FIV em hospital público do Brasil, 1992.  Antes de partir, ainda este ano, teve a oportunidade de conhecer o bebê gerado por essa FIV, hoje com 29 anos.

 

No âmbito familiar, Marcos é pai de quatro filhos e uma enteada: Marcos Júnior, Raquel, Sofia, Henrique e Camilla

 

Casado com Renata Maria Rebouças Moura, que é natural da cidade de Batatais, nascida em 26 de dezembro de 1967.  Ela é formada em biomedicina e trabalha com o esposo na Clínica Matrix. É mãe de Camilla Rebouças Carnevalle, que é nascida em 20 de abril de 1991, formada em farmácia e que também trabalha na Clínica Matrix.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: