Morre o padre Francisco Vannerom, aos 75 anos

Morre o padre Francisco Vannerom, aos 75 anos

Padre Chico, como era conhecido, foi vigário na Paróquia de Santa Terezinha, assessor da Comissão Pastoral da Terra e diretor da ONG Sonho Real

Morreu nesse domingo, 5, o padre Francisco Vannerom, aos 75 anos. O padre Chico, como era conhecido, foi vigário na Paróquia de Santa Terezinha em Ribeirão Preto, assessor da Comissão Pastoral da Terra e diretor da ONG Sonho Real, núcleo assistencial e promocional localizado no bairro do Tanquinho.
 

Sua história
 

Nascido em Bruxelas, o padre era filho do belga Josephus e da holandesa Elisabeth Maria. Durante a adolescência, cogitou a possibilidade de ser jornalista, embora seu pai desejasse ver o filho engenheiro. Entretanto, predominou a vontade da mãe de oferecer o filho à igreja.


Chegou a Ribeirão Preto em 1977, e foi trabalhar na Paróquia Santa Terezinha. Atuou na capela Nossa Senhora do Rosário, no Morro do Cipó, na capela de Santa Rita das Palmeiras, então zona Rural, e na igreja de Santa Rita de Cássia. Na época, com recursos vindos da Europa, ele conseguiu acabar com uma favela, onde construiu, em três anos, mais de 50 casas em regime de mutirão. Em parceria com um padre recém-ordenado, ajudou ainda a organizar sete Comunidades Eclesiais de Bases.


Em 1988, o Padre Chico assumiu como pároco e coordenou todas as pastorais sociais. Atuou no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular e também nas Campanhas da Fraternidade. Na campanha de 1999, contra o desemprego, nasceu a ONG Crescer Crédito Solidário. Em 2000, no Jubileu da Juventude, reuniu mais de cinco mil jovens católicos na cidade de Batatais, na Região Metropolitana.

 

 

*Com informações da Alesp
 


Foto: reprodução arquidioceserp.org.br

Compartilhar: