Movimento solidário ajuda moradores de rua em Ribeirão Preto

Movimento solidário ajuda moradores de rua em Ribeirão Preto

Grupo Simplesmente Amor precisa de voluntários e doações

Para muitos, domingo é conhecido como o dia da preguiça. Dia de acordar um pouco mais tarde, fazer uma boa macarronada e se afundar no sofá ao longo da tarde. Apesar disso, o pessoal do movimento Simplesmente Amor, em Ribeirão Preto, não pensa dessa forma.

Criado em outubro de 2015, pela catequista Renata Roque e o marido Silvio Mica, o movimento surgiu da intenção de ajudar o próximo. Renata e o marido decidiram usar o tempo livre do domingo para levar lanches e roupas para os moradores de rua em Ribeirão.

O que era, a princípio, apenas uma boa ação do casal, se transformou em um grupo de voluntários que pretende um dia se tornar uma ONG. Atualmente, o Simplesmente Amor conta com oito voluntários fixos e mais de uma dezena que ajudam de acordo com a disponibilidade.

“Eu nunca tinha ouvido tanto a frase ‘Deus te abençoe’ como ouvi na primeira vez que eu fui para rua. Aquilo me tocou muito e me deu forças para continuar”, declara Renata orgulhosa.

Rotina

O domingo do Simplesmente Amor começa cedo. Na parte da manhã, Renata precisa cumprir com suas obrigações na paróquia que frequenta, enquanto isso, seu marido e sua sogra, dona Maria Aparecida, de 82 anos, começam a primeira fase de preparação dos lanches. Cortando os pães e cozinhando as salsichas dos mais de 400 cachorros-quentes que serão entregues no final do dia.

Durante a tarde, com Renata de volta à equipe, outros voluntários começam a chegar para ajudar na produção dos 80 litros de suco que também são distribuídos. Às 19h, com tudo pronto, o grupo parte para as ruas.

O itinerário passa por três pontos-chave das zonas Norte e Central de Ribeirão. A Praça Schimidt, em frente à UBDS Central, a antigo Cetrem, nos Campos Elíseos, e a Favela do Brejo, na altura da Avenida Brasil.

Doações

Além dos alimentos, o grupo também leva roupas, cobertores e, na medida do possível, realiza um auxílio social e emocional para os moradores de rua. Conversando, levando um pouco de música e apoio. Renata comenta que a sogra, a dona Maria Aparecida, mesmo sem andar, vai junto com o grupo. “Mesmo com o problema na perna ela vai. Fica dentro do carro, mas sempre pede para conversar com algum morador. Ela também ajuda na confecção dos lanches. É um exemplo”, comenta a voluntárias.

Contudo, o grupo carece de roupas masculinas para doações. “As mulheres sempre acabam mudando de roupa e desapegando das antigas, por isso recebemos mais peças delas. Mas de homens temos pouquíssimas e agora que está chegando o inverno precisamos com urgência”, alerta Renata.

Quem tiver interesse em participar das ações, ou simplesmente doar roupas, alimentos e qualquer tipo de auxílio, pode entrar em contato com o Simplesmente Amor:

Contato
Facebook
Simplesmente Amor
Whatsapp – Renata Roque – (16) 98133 4579

 

 


Foto: Divulgação Facebook

Compartilhar: