Municípios próximos a Ribeirão Preto registram tremores de terra
Tremores foram sentidos em Rifaina e Pedregulho; não foram registrados prejuízos

Municípios próximos a Ribeirão Preto registram tremores de terra

Caso foi apontado pelo Centro de Sismologia da USP, na noite de sábado, 24, nas margens do Rio Grande, próximo a Rifaina

Municípios do nordeste do Estado de São Paulo – próximo a Ribeirão Preto - e Sul de Minas sofreram com um tremor na noite de sábado, 24. De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o evento teve magnitude de quase 3 graus na Escala Richter.

Segundo a USP, o tremor ocorreu exatamente às 23h26min02s. Por nota, a Prefeitura de Rifaina diz que não foram registrados prejuízos materiais nas áreas afetadas e nem notificações de ocorrências motivadas pelo fenômeno.

Ainda segundo o município, o tremor foi sentido próximo às margens do Rio Grande, além de Pedregulho, e em Sacramento-MG, o que foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP.

O epicentro teria sido entre Rifaina e Sacramento, na região da cidade de Conquista-MG. Testemunhas na Usina de Estreito, em Rifaina e em Sacramento, narraram ter sentido o abalo sísmico, com eventos que mais pareciam “um tremor” atingindo principalmente janelas e móveis domésticos, de acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Rifaina. 

Os tremores de terra não são raros na região e, de acordo com estudos, seriam consequência de uma falha geológica, mas que ainda não foi identificada. A Prefeitura de Rifaina informa que especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e da USP vão aprofundar os estudos para buscar identificar o porte desta falha, mas tranquilizam a população, garantindo que não há risco de tremores de magnitude superior a 4,5 graus.


Foto: Secretária Municipal do Turismo e Cultura de Rifaina

Compartilhar: