Museus Histórico e do Café seguem esperando por reforma
Museus de Ribeirão Preto aguardam por reformas há cerca de 6 anos

Museus Histórico e do Café seguem esperando por reforma

Quase um ano após a Prefeitura apresentar projeto de revitalização, arrecadação de verba ainda não foi iniciada; museus Histórico e do Café estão fechados desde 2016

O projeto de revitalização do complexo dos museus Histórico e do Café foi apresentado pela Prefeitura de Ribeirão Preto em 17 de dezembro de 2021. Quase um ano depois, a arrecadação de fundos ainda não foi iniciada. No documento é previsto um investimento de R$ 15 milhões para a realização das obras. Os museus seguem fechados desde 2016.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a obra já foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Porém, ainda aguarda aprovação do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (CONPPAC/RP) para que seja iniciado a arrecadação de recursos e o processo licitatório para a contratação de uma empresa que realizará os serviços.

 

Faixada do Museu do Café Foto: Arquivo Revide

 

O texto apresentado pela Prefeitura, no fim do ano passado, prevê além da reforma dos museus a construção de um novo prédio para reserva técnica e um novo local de estacionamento para os visitantes. A revitalização da Casa do Colono, coreto e belvedere, os jardins e entorno, inclusive o cercamento do complexo também estão inclusos no projeto.

 

Parte da história da cidade

O Museu Histórico tem suas origens no ano de 1938, por iniciativa de Plínio Travassos dos Santos tinha o objetivo de criar um museu em Ribeirão Preto, reunindo artefatos para criar um acervo sobre a história da cidade. Sua inauguração como museu ocorreu em 1951. Já o Museu do Café foi inaugurado em 1955 com o objetivo de preservar a história cafeeira da cidade.

 

Ambos os museus, localizados próximo ao campus da USP de Ribeirão Preto, estão fechados desde 2016, ano em que o forro de madeira do Museu Histórico caiu, interditando o local.


Forro do Museu Histórico desaba, 2016 Foto: Arquivo Revide


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: