Mutirão recolhe mais de quatro toneladas de possíveis criadouros do Aedes aegypti

Mutirão recolhe mais de quatro toneladas de possíveis criadouros do Aedes aegypti

Foram visitados mais de seis mil imóveis nos bairros Adelino Simioni, Quintino Facci II, Parque dos Sábias e Avelino Alves Palma

O Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, promoveu no sábado, 13, mais um mutirão de retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos bairros Adelino Simioni, Quintino Facci II, Parque dos Sábias e Avelino Alves Palma.

 

As equipes da Divisão de Vigilância Ambiental visitaram 6.120 imóveis, onde foram encontrados e eliminados 40 focos de larvas do mosquito, retirados 4.390 quilos de materiais que acumulavam água e mais de 50 pneus. Todo o material encontrava-se exposto ao relento, descartado a céu aberto, em quintais das residências e terrenos baldios.

 

Ao todo foram mobilizados 168 funcionários, entre agentes de combate de endemias e agentes comunitários de saúde, além da utilização de 19 viaturas oficiais e 11 caminhões.

 

De acordo com dados da Secretaria, 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências e por isso a importância da contribuição de cada munícipe no combate à dengue. 

 

“Para vencermos essa batalha é necessária uma ação efetiva de todos, por isso, pedimos aos moradores que fiquem sempre de olho nos locais onde possam acumular água parada dentro de suas residências, eliminando possíveis criadouros. Desse modo, podemos evitar que mais pessoas fiquem doentes”, orienta Luzia Marcia Romanholi Passos.

 

Conscientização

 

Iniciativas para a conscientização da população somaram às ações de prevenção. As esquipes da educação em Vigilância Ambiental percorreram o comércio local, abordando moradores e disponibilizando cartazes infirmativos sobre as medidas preventivas de combate ao Aedes.


Foto: divulgação

Compartilhar: