Mutirão recolhe quase seis mil toneladas de possíveis criadouros da dengue em Ribeirão Preto

Mutirão recolhe quase seis mil toneladas de possíveis criadouros da dengue em Ribeirão Preto

Foram visitados 5,9 mil imóveis do Parque São Sebastião, Jardim das Figueiras, Jardim Juliana, Jardim Helena, Jardim das Palmeiras I e II e Jardim Horizonte Verde

O Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da secretaria municipal da Saúde, promoveu no sabádo, 16,  mais um mutirão de retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos bairros Parque São Sebastião, Jardim das Figueiras, Jardim Juliana, Jardim Helena, Jardim das Palmeiras I e II e Jardim Horizonte Verde.

 

As equipes da Divisão de Vigilância Ambiental visitaram 5.936 imóveis, onde foram encontrados e eliminados 46 focos de larvas do mosquito, retirados 4.200 quilos de materiais que acumulavam água e mais de 800 pneus. Todo o material encontrava-se exposto ao relento, descartado a céu aberto, em quintais das residências e terrenos baldios.

 

Também foram atendidas 60 solicitações espontâneas de moradores que reclamavam da presença do Aedes em vossas residências. Ao todo foram mobilizados mais de 192 funcionários, entre agentes de combate de endemias e agentes comunitários de saúde, além da utilização de 21 viaturas oficiais e 14 caminhões.

 

De acordo com dados da Secretaria, 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências e por isso a importância da contribuição de cada munícipe no combate à dengue. 

 

“O engajamento da população é fundamental para vencermos essa batalha, por isso, pedimos aos moradores que fiscalizem suas residências uma vez por semana, eliminando água parada e evitar que mais pessoas fiquem doentes”, orienta Luzia Marcia Romanholi Passos.

 

Conscientização

 

Iniciativas para a conscientização da população somaram as ações de prevenção. As esquipes da educação em Vigilância Ambiental percorreram  o comércio local, abordando moradores sobre as medidas preventivas de combate ao Aedes.


Foto: divulgação

Compartilhar: