Na região de Ribeirão Preto, óbitos envolvendo pedestres e ciclistas têm queda de 30%

Na região de Ribeirão Preto, óbitos envolvendo pedestres e ciclistas têm queda de 30%

Novas estatísticas do Infosiga-SP apontam ainda que a região teve redução também no número de mortes envolvendo bicicletas

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP, a região de Ribeirão Preto teve queda de 30% no número de óbitos envolvendo pedestres e ciclistas durante no ano de 2023. No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, foram registradas 32 mortes de pedestres e 14 de ciclistas, enquanto no mesmo período de 2022 foram 46 e 20, respectivamente. Nos óbitos envolvendo motocicletas também houve uma redução de 2%.

 

Já nas ocorrências de mortes envolvendo automóveis, foi registrado um aumento de 20% no número de mortes. Em 2022, foram 55 óbitos de janeiro a dezembro. E, no mesmo período do ano passado, foram 66.

 

Nos dados da região, os indicadores do Infosiga mostraram queda de 1% no total de óbitos no trânsito no período de janeiro a dezembro - 208 e 206 mortes foram registradas respectivamente em 2022 e 2023.

 

Entretanto, foi registrado aumento no número de sinistros de trânsito sem vítimas fatais na região. De janeiro a dezembro de 2022, foram registradas 6.690 ocorrências. E, no mesmo período de 2023, foram 8.284 registros do tipo - um aumento de 24%.

 

Vale destacar que a cidade de Ribeirão Preto apresentou redução de 19% nos óbitos no trânsito no ano passado. 

 

Dados do Estado

O Estado de São Paulo registrou uma queda de 1,5% no número de óbitos no trânsito em relação a 2022. Foram 5.420 óbitos de janeiro a dezembro do ano passado, contra 5.500 óbitos no mesmo período de 2022.

 

Entre os últimos indicadores, os destaques vão para as quedas de óbitos dos modais automóveis, bicicletas e pedestres no ano de 2023, em comparação com 2022. No caso dos automóveis, a redução é de 6,4% no período – de 1.320 óbitos em 2022 para 1.236 em 2023. Ciclistas seguem como o grupo com a segunda maior redução nos índices - 352 fatalidades em 2023, contra 369 em 2022 – números 4,6% menores recentemente. Por fim, o modal pedestres teve uma redução de óbitos no trânsito de 2,9% - de 1.270 óbitos em 2022; 1.233 óbitos no ano passado.

 

As motocicletas continuam sendo o modal com maior índice de mortalidade no trânsito estadual. Óbitos em sinistros envolvendo motocicletas registraram aumento de 5,1% no fechamento de 2023. Foram 2.145 casos em 2022, número que evoluiu para 2.254 no ano passado.


Foto: Freepik

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