Nogueira assina ordem de serviço para corredores de ônibus nas avenidas Dom Pedro e Saudade
Serviços devem começar na próxima semana na Avenida Dom Pedro I e no início de fevereiro, na Avenida Saudade

Nogueira assina ordem de serviço para corredores de ônibus nas avenidas Dom Pedro e Saudade

Obra terá o investimento de R$ 39 milhões do PAC e tem o prazo estimado de 12 meses

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou, nesta quarta-feira, 15, a ordem de serviço que dá início às obra dos corredores de ônibus dos eixos Avenida Dom Pedro I e Avenida Saudade, em Ribeirão Preto.

Com um investimento de R$ 39,7 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, serão quase 11 quilômetros de corredores de ônibus. Sendo, 5,5 km na Dom Pedro e 5,2 km na Saudade.

As obras também contemplam a implantação de ciclovias nas avenidas Luiz Galvão Cezar, Octávio Golfeto e Francisco Maggioni, totalizando 2,92 quilômetros de extensão.

A assinatura também contou com a presença do secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, o superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Jr., e representantes da empresa licitada, a Coesa Engenharia. “Esse é mais um corredor de um total de 56 quilômetros, previstos no Programa Ribeirão Mobilidade, que cortarão a cidade nos eixos Norte e Sul, Leste e Oeste. Temos o intuito básico de aumentar a fluidez, diminuir o tempo das pessoas dentro do transporte público, ou no trânsito de maneira geral”, afirmou Nogueira.

Segundo a Prefeitura, as obras Avenida Dom Pedro I devem ter início a partir da próxima semana e, as da Avenida Saudade, a partir da primeira semana de fevereiro. Serão duas frentes trabalhando simultaneamente, com prazo de execução de 12 meses.

Estrutura

O corredor de ônibus da Avenida Dom Pedro I será implantado da Avenida Fábio Barreto até a Praça Amin Calil, Avenida Costa e Silva, Avenida Capitão Salomão, Av Avenida Dom Pedro I, Avenida Luiz Galvão Cezar até a Rotatória Alceu Paiva Arantes.

Já o da Avenida Saudade será da Avenida. Mogiana com a Avenida. Brasil (Praça Antônio Lopes Balau), Avenida Brasil, Avenida. Saudade até a Avenida Francisco Junqueira, utilizando um trecho da Rua Fernão Sales entre a avenida Saudade e a rua São Paulo, além da rua São Paulo entre a Rua Fernão Sales e a Avenida Francisco Junqueira. “A implantação contará com uma faixa exclusiva para ônibus por toda a extensão de cada eixo. Por todo o local, será instalada semaforização inteligente, que abre com a proximidade do ônibus para garantir fluidez e menor tempo de percurso, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde”, explicou o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.           

Acessibilidade

O projeto também contempla a revitalização do passeio, nos quarteirões em que houver ponto de ônibus, para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade.

Segundo a Prefeitura, todas as esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia para deficientes visuais.

Por fim, deverá ser feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais de todos os corredores para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso do veículo, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.


Foto: Alexandre de Azevedo

Compartilhar: