Nogueira diz que Ribeirão terá 500 câmeras de segurança até o final de seu mandato
Prefeito assinou o convênio para a implementação de 30 câmeras de segurança no anel viário da cidade

Nogueira diz que Ribeirão terá 500 câmeras de segurança até o final de seu mandato

A parceria envolverá policiais militares, civis e municipais

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou na tarde desta quarta-feira, 22, o convênio para a instalação de 30 câmeras de segurança do sistema Detecta em todo o anel viário de Ribeirão Preto.

A assinatura do convênio foi feita junto aos representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Major Fábio Ernesto Tasso e do Coronel Carlos Alberto Machado. O objetivo do projeto é monitorar e minimizar a criminalidade na cidade. As imagens serão utilizadas pelo serviço de inteligência e poderão ser compartilhadas entre a Polícia Militar, Civil e Municipal. 

Cada câmera, juntamente com o cabeamento de fibra ótica, custará aos cofres públicos R$ 30 mil. Ao todo, serão desembolsados R$ 900 mil para o novo sistema de segurança.

Não obstante, como o projeto será posto em prática em parceria com a Polícia Militar, instituição que responde ao Estado de São Paulo, Nogueira teve que explicar detalhadamente de onde vieram os recursos para o projeto.

Isso ocorre porque durante um processo eleitoral não pode haver transferência de recursos de um ente federado para outro, ou seja, o Governo do Estado de São Paulo não poderia arcar com os custos das câmeras de segurança em Ribeirão Preto. 

“Mas como aqui [Ribeirão Preto] nós estamos entrando com 100% dos recursos, não está havendo transferência de recursos. Inclusive, o próprio secretário de segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, virá a Ribeirão no dia 14 de setembro assinar o termo do convênio”, explica o prefeito.

Após a assinatura do secretário de segurança, o edital deve ser aberto até o final do ano. Com previsão para começarem a ser instaladas entre fevereiro e março de 2019

500 olhos

O projeto “Guardiões da cidade” funcionará de maneira totalmente eletrônica. Caso algum veículo esteja sendo procurado pela polícia, o sistema irá disparar um alerta assim que o carro passar por uma das câmeras.

A ideia é formar um "anel de segurança" ao redor da cidade, que vai do anel viário sul ao norte. Os pontos, segundo o Coronel Machado, foram escolhidos estrategicamente por meio de uma análise geocriminal. 

A princípio, ainda de acordo com o Coronel, o sistema não servirá para aplicar multas. Contudo, em casos de risco de vida, como ultrapassagem de sinal vermelho e excesso de velocidade, o Detecta poderá entrar e disparar um alerta para o Detran multar o condutor.

Atualmente, Ribeirão possui 24 câmeras de segurança no chamado programa “Olhos de Águia”. O conjunto de câmeras funciona somente no centro da cidade, mas a ampliação já foi posta em pauta pelo prefeito.

“A nossa meta é buscar a instalação de 500 câmeras. É um número que São José dos Campos – um município com características parecidas com Ribeirão Preto – conseguiu após implementar vários governos sucessivos”, promete Nogueira.


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: