Nova fase da Operação Luz na Infância cumpre mandados em Ribeirão Preto
Ao todo operação cumpre 137 mandados de busca e apreensão em dez estados nesta sexta-feira

Nova fase da Operação Luz na Infância cumpre mandados em Ribeirão Preto

Ação que investiga exploração sexual na internet está na sétima fase e é realizada em dez estados nesta sexta, 6

O Ministério da Justiça (MJ) e policiais civis de dez estados deflagraram nesta sexta-feira, 6, a sétima fase da Operação Luz da Infância, com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet no Brasil e em mais quatro países.

Em Ribeirão Preto, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Segundo a polícia, duas pessoas que são investigadas no âmbito da operação prestam depoimento na Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Não houve prisão. Além dos depoimentos, um computador foi apreendido após diligências na Zona Oeste da cidade, no Parque das Andorinhas. Também foram feitas buscas no Jardim Zara, na Zona Leste.

Ao todo operação cumpre 137 mandados de busca e apreensão em dez estados - Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Há também frentes de ação na Argentina, Panamá, Paraguai e nos Estados Unidos (EUA). Segundo o ministério, nos EUA há medidas sendo cumpridas nas cidades de Knoxville, Nashville, Dallas, Raleigh e Pittsburgh.

Mais detalhes sobre a operação serão apresentados ainda hoje durante entrevista coletiva.

No Brasil, a legislação prevê pena que varia de um a quatro anos para quem armazena esse tipo de conteúdo. O compartilhamento de materiais desse tipo pode resultar em penas de três a seis anos e, no caso de produção de conteúdo relacionado a crimes de exploração sexual, a pena varia de quatro a oito anos de prisão.

*Com informações da Agência Brasil


Foto: Ministério da Justiça / Divulgação

Compartilhar: