Nova lei aumentará a vigilância por meio de câmeras em supermercados
A exigência será apenas para estabelecimentos que possuam unidades bancárias ou lotéricas

Nova lei aumentará a vigilância por meio de câmeras em supermercados

As lojas terão 180 dias para se adaptarem; caso os estabelecimentos não cumpram a medida, será aplicada uma multa de R$ 2,5 mil

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 24, a lei nº 14.223, que exige a instalação de sistema de segurança e monitoramento por câmeras de vídeo nas áreas externas de supermercados que possuam agências bancárias, lotéricas e caixas eletrônicos em Ribeirão Preto.

De autoria do vereador Rodrigo Simões (PDT), a proposta foi sancionada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e fornece aos supermercados 180 dias para se adaptarem às novas regras. Segundo Simões, a lei visa aumentar a segurança e evitar roubos.

“Foi conversado com a Associação Paulista de Supermercados para descobrirmos uma maneira de não prejudicar os pequenos negócios. Então, optamos por exigir o monitoramento apenas daqueles que possuem agências bancárias e lotéricas, que são os de maior porte”, explica o vereador.

O texto determina que as câmeras sejam instaladas em todas as entradas da parte de fora dos estabelecimentos durante 24h por dia. Os arquivos poderão ser acessados por autoridades para a investigação de crimes e suspeitos.

Todos os custos pela compra, instalação e manutenção dos equipamentos ficará por conta dos supermercados. Caso os estabelecimentos não cumpram a lei, será aplicada uma multa de R$ 2,5 mil.

Além do projeto de Simões, nessa quarta-feira, 22, o prefeito prometeu que, até o final do mandato, a cidade contaria com 500 câmeras de segurança. Questionado se a ideia é uma grande sinergia para ampliar o monitoramento em Ribeirão, o vereador foi cauteloso. “Já é um pequeno passo em direção à segurança”, conclui.


Foto: Pixabay

Compartilhar: