Número de acidentes com escorpiões cresce 450% em Ribeirão Preto
Os animais têm causado transtorno em locais diferentes da cidade

Número de acidentes com escorpiões cresce 450% em Ribeirão Preto

Clima e acúmulo de lixo estão entre as principais causas; saiba como se prevenir e evitar riscos

O número de acidentes com escorpiões cresceu 450% em Ribeirão Preto. Segundo dados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde, em 2017, houve o registro de 147 casos, e no ano passado, o número subiu para 810 notificações.

A bióloga Roberta Azevedo, da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde de Ribeirão, informou alguns dos motivos para o aumento expressivo.

“Nós atribuímos esse aumento a vários fatores. O principal deles é a questão ambiental, a degradação da área urbana. O acumulo de lixos em terrenos e entulhos colaboram muito para o aparecimento dos escorpiões, pois eles gostam de se esconder nestes lugares que são áreas escuras e úmidas. Além disso, o lixo atrai insetos que é a fonte de alimento dos escorpiões”, fala a bióloga.

Para a especialista, outro fator é a condição climática. “Temperaturas altas colaboram com os escorpiões, pois eles são mais ativos em meses quentes e chuvosos. É importante ressaltar que em 2018 houve grande veiculação de notícias relacionadas a estes animais. Isso alerta a população que procura os pontos de atendimento e denúncia”, finaliza.

Nesta época do ano, em vários pontos da cidade, há registro da aparição desses animais. Na região Leste, por exemplo, a população está preocupada. Márcia Mouraria é moradora de um condomínio no bairro Lagoinha e informa que no local estes animais peçonhentos têm aparecido com frequência. Inclusive uma fêmea foi vista com vários filhotes sobre as costas.

“Temos que tomar cuidado, pois não é uma brincadeira. Neste bairro, muitas crianças andam na rua e dentro do condomínio onde estes estão aparecendo. É importante que haja uma mobilização para combater estes animais”.

O conferente Luiz Felipe Paes de Camargo, 25 anos, já foi picado por um escorpião e hoje ele se atenta a todos os detalhes, pois ficou gravemente ferido na ocasião. “Faz muito tempo, eu tinha seis anos, mas até hoje eu confiro sapatos, roupas e olho em todos os lugares”.

Período de aparição

A Prefeitura de Ribeirão Preto afirma que os escorpiões são mais ativos durante os meses mais quentes e chuvosos do ano (Verão) e por isso, aparecem em maior quantidade nesse período. Eles são animais de hábito noturno, que durante o dia ficam escondidos em locais escuros, úmidos e de pouca movimentação. Desta forma, se estabelecem em pontos com acúmulo de lixo, restos de entulhos, madeiras, esgoto, frestas e buracos.

Francine Rezende, de 21 anos, foi picada durante a noite em um dia que estava encostada na parede. “Eu estava parada na faculdade. Quando entrei para a sala e tirei a mochila, eu senti a picada no braço, quando olhei o escorpião estava no meu ombro. Na hora meu braço formigou inteiro, e chamamos a ambulância. No caminho ao hospital começou a arder muito, principalmente na região em que eu fui picada, depois fiquei uma semana com dor e sem conseguir mexer muito o braço”.

Escorpião e filhotes foram flagrados por moradores da Zona Leste de Ribeirão Preto

Cuidados

A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde de Ribeirão Preto atende às notificações de encontro de escorpião por meio de vistorias in loco para realização de busca ativa desses animais e orientações a respeito de medidas preventivas para evitar o abrigo e os acidentes com escorpiões.

O controle de escorpiões se dá por meio do manejo ambiental, ou seja, da modificação das condições do ambiente que favorecem a ocorrência, permanência e reprodução desses animais, como por exemplo:

Manter limpos quintais e jardins;
Manter a grama dos jardins sempre aparadas e recolher as folhas caídas;
Eliminar fontes de alimento para escorpiões (baratas, aranhas, grilos...);
Não acumular material de construção ou entulho;
Não acumular lixo;
Não colocar fogo em terrenos baldios, pois desaloja os escorpiões;
Manter caixas de gordura bem vedadas para evitar a passagem de escorpiões;
Rebocar paredes e muros, retirando as frestas;
Vedar soleiras e reparar rodapés soltos;
Fechar/telar ralos e grelhas;
Manter todos os pontos de energia vedados;
Instalar frisos nas portas para evitar a passagem desses animais.

Controle

Segundo a Prefeitura, o controle químico não é considerado eficaz para escorpiões, uma vez que eles têm capacidade de sentir onde há veneno no ambiente, além de possuir um mecanismo que impede a absorção da substância pelo organismo. Assim, o efeito do antídoto para se controlar escorpiões é praticamente zero.

Além disso, se o veneno é jogado no ambiente, o escorpião vai procurar um local que não o tenha, e é nesse momento que ele mais aparece dentro das casas, aumentando o risco de acidentes. Desta forma, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS) não realiza e não orienta nenhuma forma de aplicação de veneno para o controle de escorpiões.

Por outro lado, para se evitar escorpiões é preciso fazer controle do seu alimento mais comum no ambiente urbano, as baratas. Nesses casos, sempre que for realizado o controle químico (dedetização) para baratas, o ideal é que se tampem absolutamente todos os ralos - inclusive das pias, grelhas e caixas de gordura da casa, bem como outros locais em que foi aplicado o veneno e onde é possível existir escorpiões, a fim de evitar que esses animais saiam por esses locais para se desvencilhar do veneno ali presente.


 


 


Foto: Divulgação e Reprodução Internet

Compartilhar: