Número de veículos em Ribeirão Preto cresce mais de 50% em 10 anos
Segundo a Transerp, a cidade não está preparada para receber a alta quantidade de veículos

Número de veículos em Ribeirão Preto cresce mais de 50% em 10 anos

Aproximadamente 200 mil novos automóveis chegaram ao município na última década

O número de veículos em Ribeirão Preto cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos. De acordo com os dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 2007 a 2017, 206.230 novos automóveis chegaram na cidade. Os números mais expressivos detalham o aumento de carros e de motocicletas e motonetas. Em 2007, a cidade possuía 187.584 carros, mas em 2017 o número passou a ser 297.035 - um aumento de 58%. Já as motocicletas e motonetas cresceram em 55%. O Denatran informa que atualmente estes veículos cresceram em 60 mil.

Ribeirão Preto não está preparada para tanto movimento 

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) confirma que o aumento de veículos na cidade foi significativo. Entretanto, as vias do município, na maioria, não foram protegidas para esse aumento da frota.

Segundo a Transerp, como gestora do trânsito da cidade, a empresa tem se empenhado em buscar soluções que possam melhorar a fluidez e a segurança do trânsito. As obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade devem melhorar em vários pontos problemáticos na cidade, criando viadutos e novas concepções no trânsito, principalmente, aos corredores, que permitirão que a população desloque com mais rapidez e eficiência.

A empresa também afirma que o trânsito seguro é uma obrigação de todos e um objetivo a ser alcançado, uma vez que 94% dos acidentes são provocados por falha humana, como dirigir em alta velocidade, não respeitar a sinalização e utilizar o telefone enquanto conduz o veículo, entre outras imprudências.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: