OAB Ribeirão Preto lança abaixo-assinado em defesa da digitalização  de processos físicos
Até o fechamento desta matéria, 1.260 pessoas haviam assinado o documento

OAB Ribeirão Preto lança abaixo-assinado em defesa da digitalização de processos físicos

Entidade defende a digitalização de todos os processos físicos do Tribunal de do TJ-SP, 1ª e 2ª Instâncias

A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto lançou uma campanha, na última quarta-feira, 14, em defesa da digitalização de todos os processos físicos da primeira e segunda instância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Atualmente, cerca de 24% dos processos em trâmite no TJSP ainda são físicos, o que representa cerca de 10 milhões de autos em papel.

"O intuito é mobilizar a sociedade e chamar a atenção do Tribunal para a digitalização de todos os processos físicos, uma vez que é viável e economicamente sustentável em razão da economia que o TJSP obteve com o fechamento dos fóruns durante a pandemia, além de outra  reduções de despesas e insumos que foram possíveis no período de isolamento social", informou a instituição em nota.

De acordo com o Presidente da 12ª Subseção, Luiz Vicente Ribeiro Corrêa, o estabelecimento do sistema remoto de trabalho resultou na paralisia dos processos físicos durante boa parte da pandemia. “Logo, é direito constitucional de todos a garantia da celeridade da tramitação do processo, bem como os meios que assegurem isso”, disse Corrêa.

Segundo a OAB, além de propiciar maior agilidade e efetividade na tramitação dos processos, a digitalização de todos os autos físicos em tramitação no TJSP traria ainda uma economia de recursos, poupando o uso de papel e, consequentemente, o desmatamento e o desperdício de água, além de proporcionar, com tudo isso, uma economia financeira ao órgão.

Até o fechamento desta matéria, 1.260 pessoas haviam assinado o documento. O abaixo-assinado está disponível neste link.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: