Obra do último trecho do corredor Norte-Sul entra na fase de acabamentos
Este é o último trecho do corredor Norte-Sul, que passa por 11 avenidas

Obra do último trecho do corredor Norte-Sul entra na fase de acabamentos

Previsão é que obra seja inaugurada em novembro

Depois da construção de uma ponte de 40 metros, do prolongamento de uma avenida e de mais de 3 km de pavimento substituído por um asfalto muito mais resistente, a construção do Trecho 4 do corredor de ônibus Norte-Sul entra na fase final. Agora, só faltam alguns acabamentos, como a instalação de quatro abrigos de ônibus, a pintura da barreira da ponte e o paisagismo dos novos canteiros, com gramado e cerca de 500 mudas de árvores.

 

As mudas serão plantadas em cerca de 15 dias, sob orientação técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas antes disso já começam a ser instaladas as sinalizações horizontal e vertical, com placas e pinturas.

 

A previsão é que a obra seja inaugurada em novembro, antes do prazo de entrega contratual, previsto para dezembro.

 

Com investimentos de R$ 19 milhões e 800 mil, o Trecho 4 está sendo executado pela Autem Engenharia, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

 

Este é o último trecho do corredor Norte-Sul, que passa por 11 avenidas e é o maior do Programa Ribeirão Mobilidade.

 

Com 21 km, o corredor Norte-Sul completo se inicia na avenida Antônia Mugnato Marincek, totalmente construída pelo programa Ribeirão Mobilidade, no complexo Ribeirão Verde. Depois, percorre as avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior, Independência, Braz Olaia Acosta, Lygia Latuf Salomão e Coronel Fernando Ferreira Leite, até chegar ao terminal de ônibus do Ribeirão Shopping.

 

Juntos, os 11 corredores formarão uma malha contínua de 56 km, exclusiva para ônibus, passando por todas as regiões da cidade e ligando Ribeirão de ponta a ponta.

 

O Trecho 4

 

O 4º trecho também inclui a construção de uma ciclovia de 340 metros, na Braz Olaia Acosta, entre as ruas Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Ao todo, serão 9 km de ciclovias somente no corredor Norte-Sul e, somando os outros corredores do programa, serão mais de 40 km de ciclovias.

 

A obra também contemplou a construção de uma ponte sobre o córrego Nova Aliança, nas imediações do conjunto João Rossi. A partir desse ponto, também foram construídos mais 600 metros da avenida Independência, que antes terminava ali e, agora, se encontra com a avenida Lygia Latuf Salomão, criando uma via ininterrupta para garantir a fluidez do corredor Norte-Sul.

 

Outra avenida prolongada, antes mesmo do início da obra do Trecho 4, mas que permite a criação de pistas contínuas e exclusivas para o corredor Norte-Sul, foi a Coronel Fernando Ferreira Leite, que ganhou mais 1,5 km.

 

O prolongamento da avenida foi realizado entre as ruas José Borges da Costa e Otávio Magalhães e o projeto ainda contemplou o asfaltamento de 16 ruas que não tinham saída, permitindo a ligação direta de cada uma com a Ferreira Leite.


Fernando Gonzaga

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