Obras de viaduto na zona Norte chega a 90% de conclusão
Obra do viaduto entre as avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whately está nos estágios finais

Obras de viaduto na zona Norte chega a 90% de conclusão

Previsão de conclusão da construção é ainda para esse ano, foram investidos mais de R$ 18 milhões na obra

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou, nesta quinta-feira, 1º, que a obra do viaduto entre as avenidas Brasil com a Thomaz Alberto Whately, na zona Norte, está 90% concluída, restando apenas acabamentos finais, como plantio de grama, execução de ciclofaixa e calçadas, iluminação e capa final do asfalto. A entrega da obra está prevista para dezembro de 2022. O valor investido na construção do viaduto é  de R$ 18.038.606,77.

 

Segundo a administração municipal, quando concluída a obra beneficiará os motoristas que trafegam pela região, garantindo uma maior fluidez e segurança no trânsito. Esta construção se interliga diretamente ao viaduto que está sendo construído na avenida Brasil sobre a Mogiana, por cima da rotatória, passando pelo alargamento da ponte sobre a linha férrea.

 

Com nove metros de altura em seu ponto mais alto e 110 metros de extensão, serão construídos dez tubulões em concreto, com 12 metros de profundidade, para receber toda a estrutura do viaduto, que contempla 30 mil m² de pavimentação, 200 toneladas de aço, 1,5 quilômetro de drenagem e dez mil m³ de aterro.

 

Foto: Guilherme Sircili

 

Construção conturbada

A obra do viaduto entre as avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whately foi iniciada em maio de 2020, com um prazo inicial de 14 meses. Porém, a construção foi paralisada em abril de 2021 após um pedido de revisão do contrato pela empresa responsável pela obra na época, a Contersolo, devido ao aumento dos preços de materiais, como aço e concreto, por causa da pandemia.

 

A Prefeitura decidiu por rescindir o contrato com a empresa em julho de 2021, afirmando que houve o descumprimento de cláusulas contratuais. A obra ficou paralisada até a Autem Engenharia Ltda, atual responsável pelo viaduto, vencer a licitação e retomar as atividade em maio de 2022.

 


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: