Obras dos corredores da Castelo e do Quadrilátero Central começam em maio
Corredores têm como objetivo desafogar o trânsito e agilizar o transporte público

Obras dos corredores da Castelo e do Quadrilátero Central começam em maio

Os dois corredores se unirão a outros nove, formando 56 km de vias interligadas

Os corredores de ônibus do Quadrilátero Central e da Castelo Branco/Treze de Maio começarão a ser construídos no mês que vem. A Secretaria Municipal de Obras aguarda apenas a homologação e a assinatura dos contratos com as duas empresas que venceram as licitações para dar início às duas obras. O corredor do Quadrilátero Central será construído pela Construtora DGB e custará R$ 20.774.887,51. Já as obras na Castelo/Treze de Maio (que correspondem ao trecho 1 do Corredor Leste-Oeste), serão realizadas pela Autem Engenharia, com custo de R$ 26.123.173,77.

 

Juntos, os 11 corredores somarão 56 km e percorrerão as principais vias, em todas as regiões da cidade, desafogando o trânsito e agilizando o transporte público. No total, cerca de 3 milhões e 500 mil usuários do transporte público serão beneficiados mensalmente, além de mais de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e região, que circulam diariamente pela cidade.

 

Castelo Branco/Treze de Maio

 

Serão 7 km de corredor, começando na Capitão Salomão, na esquina com a Rua Onze de Agosto, seguindo até a rotatória da Avenida Meira Júnior e seguindo pela Avenida Treze de Maio até a rotatória do Comercial e, a partir desse ponto, seguindo pelas marginais da rodovia Castelo Branco até a Avenida Presidente Kennedy.

 

Além disso, o trecho 1 Castelo/Treze de Maio terá dois braços adicionais: as ruas Onze de Agosto e Tamandaré, que correm paralelas, também terão corredores entre a Rua Goiás e a Av. Francisco Junqueira (onde se encontrarão com o corredor do Quadrilátero Central).

 

Na Avenida Presidente Kennedy, onde o trecho 1 termina, começará em breve a obra do Trecho 2 do Corredor Leste/Oeste (Nove de Julho/Costábile Romano/Presidente Kennedy), que está em processo de licitação.

 

Quadrilátero central

 

Serão 4 km de corredores nas avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, nas ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete e nas ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.

 

Na Avenida Jerônimo Gonçalves, o corredor começará na Francisco Junqueira e seguirá até o terminal Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara Municipal. Na Avenida Francisco Junqueira, o corredor vai começar na altura da Barão do Amazonas, seguindo até a Jerônimo Gonçalves.

 

Já as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas, receberão corredores entre a Jerônimo Gonçalves e a Avenida Independência (cujo corredor de ônibus já está pronto e em funcionamento).

 

Por fim, as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, paralelas entre si, também terão corredores de ônibus entre a Francisco Junqueira e a Nove de Julho, avenida que também ganhará corredores de ônibus, além de total restauração.

 

Para suportar o tráfego intenso e o peso dos veículos, os pavimentos dos corredores são retirados e substituídos por uma resistente camada de concreto e asfalto.

 

Além de sinalizações vertical e horizontal nos cruzamentos, as calçadas destes trechos também serão revitalizadas para a construção de rampas e a instalação de pisos podotáteis, para acesso de pessoas com deficiência.

 


Guilherme Sircili

Compartilhar: