Obras dos corredores de ônibus serão concluídas dentro do prazo, afirma Prefeitura

Obras dos corredores de ônibus serão concluídas dentro do prazo, afirma Prefeitura

Segundo Executivo, obras que fazem parte do programa Ribeirão Mobilidade serão entregues até setembro

Nos corredores Central, Castelo/Treze de Maio e Costábile/Kennedy o asfalto utilizado é mais resistente, com o objetivo de atender a demanda do tráfego. Para melhoria e preparo do subleito, o asfalto é aberto em 45 centímetros, por meio de compactação mecânica. Depois vem a implantação da nova base, com material granular e cimento, seguida de aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente e faixa B (Binder). Finalmente é aplicada a nova capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros e passa por rígidos testes de laboratório para garantir a qualidade.

 

Nas paradas de ônibus foi implantado o pavimento rígido. Como os ônibus permanecem mais tempo parados nos pontos, instalar o espaço em concreto foi a alternativa mais adequada para proporcionar maior sustentação, segurança, reduzir as distâncias de frenagem e aceleração, e evitar também situações de aquaplanagem por ter um piso texturizado. 

 

Corredor de Ônibus Quadrilátero Central

 

Os serviços estão concentrados na rua Florêncio de Abreu, entre a avenida Independência e Visconde de Inhaúma. Os trabalhos são de implantação de novo asfalto e substituição de galerias de água pluviais.  O corredor central que terá 7 km de extensão tem previsão de ser concluído até setembro. A obra está orçada em R$ 20.774.887,51

 

Corredor Castelo/Treze de Maio

 

Está com 70% das obras concluídas. Com 8 km e 400 metros de extensão, deve ser entregue em setembro de 2024. O valor da obra é R$ 26.123.173,77. A frente de pavimentação está na última quadra da rua Tamandaré, no compreendido entre a rua Camilo de Mattos e a avenida Francisco Junqueira. As demais frentes de obra, tais como urbanismo e drenagem estão sendo executadas seguindo o trabalho de pavimentação.

 

Corredor Costábile/Kennedy

 

Com 5 km e 300 metros de extensão e 7 km de ciclovia, o corredor está com 82% do cronograma concluído. Estão sendo executados os serviços de pintura de sinalização horizontal na avenida Costábile Romano e implantação de sinalização vertical no corredor; plantio de grama na avenida Presidente Kennedy, no bairro Lagoinha. Logo depois, será realizada a implantação dos abrigos dos pontos de ônibus nas avenidas que compreendem o corredor Nove de Julho, Costábile Romano e Presidente Kennedy.

 

Será feita a pintura da sinalização horizontal da ciclovia nas avenidas Presidente Kennedy e Maurilio Biagi e finalizar o acesso ao Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) com a colocação do bloco sextavado; implantação de gradil em trechos específicos da ciclovia na avenida Maurilio Biagi; finalização de passeios, travessias e instalação de piso podotátil em todo corredor; por fim, serão plantadas aproximadamente 2.405 árvores na avenida Maurílio Biagi e 37 árvores na avenida Presidente Kennedy. A previsão é entregar o corredor em setembro de 2024.

 

Os corredores Castelo/Treze e Costábile/Kennedy formam, juntamente com o corredor da D. Pedro I (já pronto e entregue) o eixo Leste-Oeste:

 

O eixo Leste-Oeste completo:

19 km
23 bairros
6 rotatórias
13 ruas e avenidas


Foto: Fernando Gonzaga/Prefeitura

Compartilhar: