Obras são concluídas e corredor de ônibus da Avenida do Café é entregue em Ribeirão
Ciclofaixa está no canteiro central da avenida

Obras são concluídas e corredor de ônibus da Avenida do Café é entregue em Ribeirão

Projeto na avenida também tem uma ciclovia no canteiro Central, entre terminal e ônibus e a USP; veja fotos

As obras para implantação de um corredor de ônibus e de uma ciclovia na Avenida do Café foram concluídas e entregues na manhã desta quinta-feira, na Zona Oeste de Ribeirão. O projeto, que começou a ser executado em novembro de 2019, e tinha previsão de entrega em agosto, teve um custo de R$ 14,8 milhões.

Agora, o corredor de ônibus na região passa a ter 3,23 quilômetros de extensão e fará a ligação entre a região do Parque Maurílio Biagi e do Terminal Rodoviário ao campus da USP, impactando diretamente 116,7 mil motoristas e usuários do transporte coletivo urbano, segundo a prefeitura. 

A obra faz parte dos 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade, em um total de 56 quilômetros. Este é o primeiro corredor que a prefeitura iniciou, e visa beneficiar estudantes, além de moradores e pacientes do Hospital das Clínicas.

Por conta das readequações, houve uma redução nas vagas de estacionamento disponíveis na avenida, mas bolsões foram instalados. Esses bolsões de estacionamento já existem na Avenida Saudade. 

Já a ciclovia, no canteiro central da avenida, vai do Terminal de Ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig até a rotatória da USP, com 3,23 quilômetros de extensão.

Para a realização da obra, 49 árvores localizadas na Avenida do Café precisaram ser extraídas, pois, segundo a prefeitura, estavam localizadas em trechos que impediriam a construção da ciclovia e de toda a estrutura na avenida. Desse total de árvores, 35 eram exóticas (que não são do nosso bioma) e 14 eram nativas. Além disso, parte delas estava condenada. Ainda segundo a prefeitura, na própria avenida e em seus arredores, serão plantadas 350 mudas de árvores e outras 350 mudas serão doadas ao Horto Municipal, conforme o licenciamento ambiental.

Outras obras

Em janeiro de 2020, a Prefeitura iniciou a implantação dos corredores Dom Pedro I e Saudade. Em agosto, os corredores Norte-Sul trechos 2 e 3. O trecho 2 contempla as avenidas Mogiana, Paschoal Innechi e Meira Junior; já o trecho 3 contempla a avenida Independência. Segundo a Transerp, empresa que gerencia o trânsito na cidade, os corredores Dom Pedro e Saudade serão os maiores corredores de ônibus do município, tendo o da avenida D. Pedro I 5,53 quilômetros de extensão e, o da Saudade, 5,28 quilômetros.

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Fotos: Alexandre de Azevedo/CCS

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