Observatório Social lança Transparenciômetro em Ribeirão Preto

Observatório Social lança Transparenciômetro em Ribeirão Preto

Ferramenta on-line incentiva a população a acompanhar as ações de seus representantes na Câmara Municipal

O Observatório Social de Ribeirão Preto (OBSRP) lançou na manhã desta segunda-feira, 26, o Transparenciômetro, site que oferece aos cidadãos a oportunidade de acompanhar as atividades e projetos dos vereadores na Câmara Municipal, em evento realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), no centro da cidade.

A ação é uma iniciativa do OBSRP com apoio técnico do Sindicato de Contabilistas de Ribeirão Preto e Região (Sicorp) e da PSAGiBrazil, Grupo de Estudos em Contabilidade Pública e Governança da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA), além de apoio institucional da Acirp e outros órgãos regionais.

O presidente do Observatório Social, Márcio Minoru, ressaltou a importância do site para os cidadãos. “A ferramenta de transparência é essencial para que população conheça o trabalho de cada um dos vereadores e a situação atual de seus projetos”, afirmou o presidente.

O Transparenciômetro mostrará a implantação das ações na Câmara por meio de indicadores de cores: vermelho para as que deveriam estar implementadas, mas ainda não foram concluídas, amarelo para as que estiverem em andamento e verde às que foram enviadas com sucesso e confirmadas pela comissão técnica formada pela Sicorp e PSAGiBrazil.

“Dessa forma, aquele representante que cumprir os prazos será merecidamente valorizado”, disse Minoru, reforçando que inicialmente 28 ações serão monitoradas pela comissão, sendo dez delas a curto prazo e 18 a médio prazo. Atividades legislativas, almoxarifado, financeiro, contabilidade, licitações e recursos humanos estão entre as áreas a serem acompanhadas pela ferramenta on-line.

Todas as ações serão verificadas e encaminhadas pela Comissão Permanente de Transparência (CPT), presidida pelo vereador Fabiano Guimarães (DEM), responsável por tornar o projeto uma realidade na Câmara. “Meu foco absoluto nesse semestre foram as ações de transparência, fico muito feliz e orgulhoso de enfim entregar o site nas mãos da população”, conta Fabiano, enfatizando que é um dever da sociedade civil exercer esse controle social e garantir que o discurso não fique só no papel.

O vereador também fez questão de agradecer o professor André Aquino, presidente do PSAGiBrazil, que foi o primeiro profissional que ele procurou para iniciar o projeto. “Ele me disse que a chave para a transparência era o foco nas câmaras, nas casas de lei. Começando por elas, o resto vem junto, como o efeito dominó”.

O site do Transparenciômetro já está disponível para os cidadãos ribeirãopretanos acompanharem as ações dos vereadores na Câmara Municipal.


Foto: Pedro Grossi

Compartilhar: