ONG procura voluntários em Ribeirão Preto
ONG conta com atividades que desenvolvem o conhecimento e rompem com as barreiras entre a universidade e a sociedade

ONG procura voluntários em Ribeirão Preto

Projeto Extensão Solidária busca possibilitar a troca de conhecimento entre a universidade e a comunidade

Fundado em 2011 por alunos da USP, o Projeto Extensão Solidária procura tornar-se um modelo de extensão universitária a fim de estimular o conhecimento e o incentivo às ações sociais. Para isso, a ONG conta com atividades que desenvolvem o conhecimento e rompem com as barreiras existentes entre a universidade e a sociedade. “Nossa intenção é que o projeto seja um diferencial no desenvolvimento educacional e cultural da sociedade por meio de um contato perene com a comunidade em que se imerge. Nos esforçamos para propiciar o máximo possível de troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e as comunidades externas”, conta Jaqueline Soares, uma das coordenadoras do projeto.

Jaqueline afirma que, após estudo a respeito das características da comunidade, os alunos notaram que havia a necessidade de um espaço de lazer e educação para as famílias. “Foi através deste estudo que surgiu a ideia de criarmos um ambiente informal que possibilitaria a troca de conhecimento de forma lúdica e descontraída entre a universidade e a comunidade”.

Hoje, o Projeto de Extensão Universitária realiza as atividades em parceira com o Centro Social Marista, localizado no Parque Ribeirão. Todas as tardes de domingo, a partir das 13h30, os voluntários vão até o local para proporcionar um espaço de lazer, cultura, saúde, alimentação, educação e esporte. As atividades são abertas a todos os cidadãos do bairro e da cidade. “Nós ainda não temos muitos voluntários, é necessário termos mais pessoas para conseguirmos amplificar o diálogo e o conhecimento”, afirma Jaqueline.

As atividades da ONG retornam no dia 4 de março e as vagas para voluntários estão abertas. Os interessados devem acessar a Fanpage e realizar o cadastro. Serão entregues certificados de atividades extracurriculares aos voluntários que frequentarem a universidade e, aos que não tiverem como ir até o local onde são realizadas as atividades, serão disponibilizadas caronas saindo da Faculdade de Direito da USP e do Centro. 


Fotos: Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: