ONG “Seja Digital” auxilia na migração do sinal analógico da TV para o digital
A ONG disponibilizará kits gratuitos com antena digital e conversor com controle

ONG “Seja Digital” auxilia na migração do sinal analógico da TV para o digital

A partir do dia 29 de novembro, Ribeirão Preto e mais 19 municípios da região terão apenas o sinal digital de televisão

A “Seja Digital”, organização não governamental e sem fim lucrativos, foi criada por determinação da Anatel para auxiliar as pessoas na migração do sinal analógico para o digital, que será transmitido definitivamente a partir do dia 29 de novembro. A entidade tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos.

Além de Ribeirão Preto, o sinal analógico também será desligado em outras 19 cidades da região: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um avanço tecnológico para o Brasil. Segundo Vandreza Freiria, gerente regional do Seja Digital, ao desligarem o sinal análogico de TV, vai ser liberada a faixa de radiofrequência dos 700 MHz, o que permitirá que as operadoras de telefonia móvel ativem a tecnologia 4G, melhorando da qualidade.  “A tecnologia 4G é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, conta Vandreza Freiria, gerente regional da Seja Digital em Ribeirão Preto.

Kits

A instituição disponibilizará kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Na região, serão distribuídas cerca de 75 mil unidades. Em Ribeirão Preto, serão mais de 25 mil famílias que beneficiadas com os kits do Seja Digital.  “Os kits serão entregues em local, dia e horário que as famílias vão escolher no momento do agendamento pelo site ou pelo telefone. Já estamos trabalhando para que a informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população e todos possam se preparar com antecedência, uma vez que o sinal digital já está disponível”, explica Vandreza.

Os interessados em saber se têm direito ao kit gratuito devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: