Ônibus elétrico começa a circular em Ribeirão nesta segunda-feira, 17
Ônibus elétrico começa a circular em Ribeirão para testes de viabilidade

Ônibus elétrico começa a circular em Ribeirão nesta segunda-feira, 17

O teste vai servir para discutir a viabilidade de substituir os 356 veículos que estão em circulação

A Prefeitura de Ribeirão e a Empresa de Trânsito e Transportes Urbanos de Ribeirão Preto (Transerp) anunciaram o início dos testes com um ônibus elétrico no transporte público da cidade. O veículo começa a rodar nesta segunda-feira, 17, e deve operar em diferentes linhas por 90 dias.  

Segundo o superintendente da Transerp, Marcelo Santos Galli, o experimento vai servir para discutir a viabilidade de substituir os 356 veículos a diesel da frota que estão em circulação. “Vamos avaliar se realmente tem baixo custo de manutenção, custo por quilômetro rodado, se tem retorno positivo da população, se é mais confortável, se tem menos ruído. É fato que à primeira vista, realmente impacta positivamente. A questão é como fazer a aquisição”. 

De acordo com Galli, o custo de aquisição do ônibus-elétrico é três vezes maior do que o convencional, mas a manutenção é três vezes menor. Essa substituição pode gerar economia e ganhos ao meio ambiente, por causa da zero emissão de poluentes. 

Se o impacto do teste for positivo, e a prefeitura decidir pela compra dos primeiros veículos, o custo da passagem em R$ 4,20 não deve sofrer alteração para viabilizar a negociação, segundo o superintendente. “A princípio, a intenção não é mudar nada. Apesar de o ônibus ser mais caro, não tem aumento de tarifa nos primeiros anos. A gente espera que não só a prefeitura tenha interesse, mas a ProUrbano vislumbre também a mudança, tornando mais ágil a substituição.”  

Na primeira semana de testes, os usuários da linha Ribeirão Verde 1 vão participar do test-drive. A Transerp deve divulgar o cronograma com os outros trajetos nos próximos dias. 

Sobre o ônibus 

O ônibus, modelo BYD D9W, acomoda 24 passageiros sentados e 51 de pé, tem ar-condicionado, entradas USB e piso baixo, para facilitar o embarque e o desembarque. Ele tem 250 quilômetros de autonomia, o que permite que retorne à base para recarga ao fim da jornada. O dispositivo do ônibus-teste foi instalado na garagem da empresa Rápido D’Oeste. 

Para atingir 100% da carga são necessárias quatro horas. Segundo a Prefeitura, o carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, porque o custo da energia elétrica é mais baixo. 


Fotos: Alexandre de Azevedo/CCS

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