Operação Bródio: força-tarefa da Polícia Civil lacra desmanches em Ribeirão Preto
No total, 12 locais foram vistoriados, cinco lacrados e um homem preso em flagrante
Entre os dias 9 e 10 de setembro, uma força-tarefa da Polícia Civil fiscalizou 12 desmanches em Ribeirão Preto. A ação faz parte da quinta fase da Operação Bródio, que é coordenada pelo DEIC, e contou com o apoio da Polícia Militar, do Detran-SP e da Polícia Técnico-Científica.
Durante o primeiro dia da operação, na segunda-feira, 9, a equipe vistoriou 10 locais e lacrou três desmanches. Um inquérito policial foi instaurado para investigar possíveis danos ambientais e
crimes contra as relações de consumo. No dia seguinte, terça, 10, mais dois estabelecimentos foram fiscalizados, resultando no lacre de dois desmanches e na prisão em flagrante de um suspeito por receptação qualificada de peças de veículos roubados. Um novo inquérito foi aberto para apurar crimes contra as relações de consumo e a possível atuação de uma organização criminosa.
A Operação Bródio tem como objetivo investigar e desmantelar atividades criminosas relacionadas ao furto e roubo de veículos, receptação de veículos roubados, adulteração de sinais identificadores, crimes ambientais e a atuação de organizações criminosas. Um dos focos da operação é garantir o descarte adequado das peças, conforme previsto na Lei dos Desmanches, para evitar poluição e contaminação ambiental.
Números
Desde o início da operação, em abril de 2024, foram vistoriados 57 estabelecimentos. Desses, 18 foram lacrados administrativamente e 12 fechados. Além disso, 41 locais foram autuados por irregularidades, e 10 prisões em flagrante foram efetuadas por crimes como receptação qualificada, adulteração de sinais identificadores de veículos e crimes ambientais.
Denúncias
A população pode colaborar com a operação fazendo denúncias à Polícia Civil de Ribeirão Preto pelos números de WhatsApp e telefone: 16-99181-7603 (1ª DIG Deic), 16-98142-9308 (2ª Dise), e 16-99148-1544 (3ª DHPP).
Divulgação/Polícia Civil