PF deflagra operação de combate a crimes contra a previdência em Ribeirão Preto
Agências do INSS sofreram golpe de criminosos pela utilização de documentos falsos

PF deflagra operação de combate a crimes contra a previdência em Ribeirão Preto

Quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira, 8, em Ribeirão Preto

Na manhã desta quinta-feira, 8, em Ribeirão Preto, a Polícia Federal deflagrou a Operação Dupla Identidade para reprimir crimes contra a Previdência Social, que eram praticados por uma associação criminosa.

No total, foram quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal em Ribeirão Preto.

As investigações se iniciaram após o INSS encaminhar à Polícia Federal diversas informações relacionadas a ocorrências de fraudes na concessão do Benefício Assistencial Amparo ao Idoso, pela utilização de documentos falsos.

A Unidade de Inteligência da Polícia Federal de Ribeirão Preto apurou que os criminosos aliciavam pessoas analfabetas ou de nível baixo de escolaridade e prometiam-lhes vantagens ínfimas, além de fornecer documentos falsos e os acompanhar até as agências do INSS, onde informavam os benefícios assistenciais e, com isso, levantavam valores indevidos.

Em setembro do ano passado, cinco pessoas haviam sido presas em flagrante ao tentarem praticar o golpe em agências do INSS em Orlândia, a 57 quilômetros de Ribeirão Preto. A quantidade de benefícios obtidos por fraude e os prejuízos causados ao INSS ainda passarão por apuração.

Até o momento, três pessoas foram presas pela Operação Dupla Identidade e uma é considerada foragida. Os investigados responderão por crimes de estelionato qualificado e associação criminosa, com a possibilidade de uma sentença de até nove anos e oito meses de prisão.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: