Organização responsável pela gestão do AME Ribeirão é convocada
Durante a reunião foi apresentado todo projeto e o funcionamento do AME Ribeirão

Organização responsável pela gestão do AME Ribeirão é convocada

Ambulatório de Especialidades deverá desafogar fila por cirurgias eletivas em Ribeirão e região

Prestes a entregar a construção do prédio do Ambulatório Médico de Especialidades (AME Ribeirão) ao Governo do Estado, o prefeito Duarte Nogueira convocou a Organização Social (OSS) escolhida pelo Estado de São Paulo para gerenciar o AME Ribeirão, o Grupo Santa Casa de Franca.

 

“Os investimentos feitos pela Prefeitura de Ribeirão Preto, com recursos próprios, na ordem de mais R$ 50 milhões, já estão  com 94% de conclusão e antes de ser entregue pra gestão do Estado é importante que nossas cidades que compõem a região da DRS XIII conheçam a gestão da OSS responsável, para que não ocorram desacertos e, assim, termos o melhor AME do estado de São Paulo”, destacou Nogueira ao abrir a reunião com prefeitos e prefeitas das cidades que compõem a DRS XIII, a secretária da Saúde de Ribeirão Preto, Jane Aparecida Cristina, Adriana Ruzene, diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS XIII) e o presidente da Santa Casa de Franca, Tony Graciano.

 

Durante a reunião foi apresentado todo projeto e o funcionamento do AME Ribeirão. “A porta de entrada dos atendimentos será via sistema CROSS. O paciente deverá buscar as unidades de saúde das cidades e o médico que avaliará a necessidade de encaminhar aos hospitais, entre eles o AME Ribeirão. Portanto, é importante saber que atendimentos de urgência e emergência continuarão sendo feitos nas unidades de pronto atendimento”, apontou Ruzene.

 

Capacidade do AME Ribeirão

 

O prédio construído pela Prefeitura de Ribeirão Preto para instalação do AME Ribeirão possui capacidade de realizar procedimentos de média complexidade em cirurgias geral, vascular, dermatologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia que podem ser realizados em hospital-dia, não necessitando de retaguarda de leitos ou UTI.

 

Com uma área útil de construção de 7.901,00 metros quadrados, deve funcionar, de acordo com o grupo Santa Casa de Franca, das 7h às 19h. O prédio da prefeitura é composto por recepção externa para acompanhantes, recepção interna central e recepção balcão de atendimento, 24 consultórios médicos, 40 salas de apoio e exames de diagnóstico, 4 salas cirúrgicas, com sala de recuperação para 15 camas e 5 poltronas.

 

A proposta apresentada é de que no total sejam realizados 89.280 atendimentos por ano (entre consultas, retorno médico e interconsultas) em 21 especialidades médicas e 50.436 procedimentos diagnósticos anuais (20 deles). Entre os dez tipos de cirurgias previstas (especialidade cirúrgica), a previsão é a realização de 8.760 cirurgias por ano.

 

Durante sua apresentação, o presidente do Grupo da Santa Casa de Franca, Tony Graciano, afirmou que a previsão é de disponibilizar 110 médicos especialistas para o AME Ribeirão, 4.203 exames mensais (RX, Ultrassonografia, Ressonância Magnética) externos e 18.600 exames mensais internos (números previstos após 18 meses de gestão do Grupo Santa Casa).

 

Ainda segundo o grupo da Santa Casa de Franca, que será responsável pela aquisição e instalação dos equipamentos, os mesmos serão instalados no AME Ribeirão logo após a entrega do prédio pela Prefeitura de Ribeirão Preto e a contratação de médicos e funcionários (também de responsabilidade do grupo, será feita por meio de abertura de edital).

 

Doença Renal Crônica

 

Conforme já anunciado pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, também consta no plano de trabalho para execução da OSS (Grupo Santa Casa de Franca) a implantação do ambulatório pré-dialítico no AME Ribeirão. “É um projeto inovador, que contribuirá para os melhores resultados no processo assistencial da Linha de Cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica”.

 

Oncologia Clínica

 

Ainda no plano assistencial do ame Ribeirão do AME de Ribeirão Preto consta a especialidade de oncologia clínica dentro da estrutura física, com consultórios e sala de quimioterapia, de acordo com a necessidade apresentada, contribuindo para o acesso da população.

 


Fernando Gonzaga

Compartilhar: