Pandemia ampliou o atendimento às pessoas em situação de rua em Ribeirão Preto
Segundo levantamento da prefeitura, Ribeirão Preto tem aproximadamente 1.100 pessoas vivendo em situação de rua

Pandemia ampliou o atendimento às pessoas em situação de rua em Ribeirão Preto

São aproximadamente 1.148 pessoas estão em situação de rua na cidade, segundo a prefeitura

 

* Matéria atualizada às 12h30 para correção de informações.

Na última semana, uma cena chamou a atenção do morador de Ribeirão Preto Fernando Nicolela. Na esquina das ruas Prudente de Morais com Visconde de Inhaúma, ele viu um homem que dormia na calçada e dividia o pouco que tinha com um cachorro. Na verdade, o homem renunciou à coberta e o travesseiro improvisado para acomodar o companheiro de quatro patas.

Assim como o homem, são 1.148 pessoas vivendo em uma situação vulnerável nas ruas de Ribeirão Preto e que precisaram ainda do mais suporte e amparo durante a pandemia. O número de pessoas é significativo, tendo em vista que são cera de 700 mil habitantes na cidade,  de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

A Secretaria Municipal de Assistência Social não tem dados sobre aumento no número de pessoas em situação de rua devido à crise causada pela pandemia, mas precisou ampliar a rede de atendimento existente.

Atendimento ampliado

Em 2020, a Prefeitura de Ribeirão Preto realizou uma parceria entre as secretarias de Assistência Social, Esportes e o Instituto Limite, para transformar o Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima – Tim” (Cava do Bosque) em um local de acolhimento temporário para atender até 100 pessoas, diariamente. No local, era oferecido banho, troca de roupas e alimentação.  

Hoje, devido às necessidades exigidas pela pandemia, esses atendimentos acabaram sendo transferidos para o Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos, podendo acolher pessoas do gênero masculino, com uma ampliação que chega a comportar e ajudar 130 pessoas todos os dias.  

Já a Casa de Passagem, reorganizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, consegue abrigar 80 homens e mulheres que tenham sido diagnosticadas com covid, e que estejam em fase de isolamento social. Os assistidos podem ficar durante um período de até 24 horas no local.

Confira locais de acolhimento oferecidos pela prefeitura para pessoas em situação de rua em Ribeirão:

Acolhimento Feminino  

Acolhimento Masculino  

Serviço de Acolhimento Projeto Travessia  

Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Família Polo COVID  

Centro Pop – Centro de Referência Especializado para Atendimento à Pessoa em Situação de Rua  

SEAS – Serviço de Abordagem Social  

 
Outros projetos

Além da prefeitura, outras iniciativas ajudam as pessoas em situação de rua em Ribeirão Preto. O Café Solidário, uma iniciativa da Catedral de São Sebastião, é oferecido todos os domingos, às 10h, na praça que fica na esquina da rua Lafaiete com Visconde de Inhaúma.

Já o projeto Solar Fides é uma residência focada na ressocialização dos moradores de rua na sociedade. Ela tem a capacidade de abrigar 12 homens durante o período de seis meses. Em 2020, cerca de 30 homens participaram do projeto, e 15 deles saíram contratados para trabalhar. A residência se localiza na rua General Câmara, Ipiranga, 852.

 

* Texto: Lidia Mattos

 


Imagem: Fernando Nicolela

Compartilhar: