Paróquia de Ribeirão Preto é elevada a Basílica Menor
No Brasil, existem menos de 80 igrejas com tal reconhecimento

Paróquia de Ribeirão Preto é elevada a Basílica Menor

Com aprovação do Vaticano, a Paróquia Santo Antônio de Pádua passou a integrar o grupo de igrejas com tal determinação

A paróquia Santo Antônio de Pádua, em Ribeirão Preto, foi elevada a Basílica Menor pelo Vaticano.  O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 15, pelo arcebispo da cidade, Dom Moacir Silva.

De acordo com as informações do arcebispo, o termo Basílica é um dos mais importantes dentro da Igreja Católica e é superior à catedral. Trata-se de uma “igreja católica que goza, conforme o direito canônico, de certos privilégios: dispor de altar reservado ao papa, ao cardeal ou ao patriarca, e não estar submetida à jurisdição eclesiástica local, o que lhe confere status internacional”.

“Neste ano de 2019, no contexto celebrativo do 1° Centenário da chegada dos monges olivetanos a Ribeirão Preto, a Igreja Católica, mediante o seu pastor supremo, o Papa Francisco, achou por bem, coroando todos esses anos e dedicação dos monges à emancipação integral da pessoa humana e de seu enobrecimento espiritual, expressar um gesto público de privilégio, bênção e reconhecimento não somente aos monges olivetanos, mas, sobretudo, estendendo-o também a toda Arquidiocese de Ribeirão Preto, pois, dado evidente, a história dos beneditinos olivetanos nesta arquidiocese confunde-se com a história da mesma”, disse o arcebispo.

Os monges olivetanos Dom Bernardo Maria Bergamin e Dom Inácio Oliveira também participaram do comunicado. A aprovação pela Congregação do Culto Divino e Sacramentos foi realizada em 4 de março de 2019, e agora a elevação da Igreja Santo Antônio de Pádua à categoria de Basílica Menor foi aprovada.
O anúncio foi realizado na agora basílica menor
No Brasil, existem menos de 80 igrejas com tal reconhecimento. “Este título chega a nossa comunidade em um período muito significativo. É o ano em que nós monges beneditinos olivetanos completamos 100 anos de fundação nas terras de Santa Cruz e nessa Arquidiocese. É uma grande honra vindo do Papa Francisco. É uma honra, mas também um grande dever, pois ganhamos a responsabilidade diante da igreja católica”, diz Dom Inácio Oliveira.   


Fotos: Divulgação

Compartilhar: