PF cumpre mandatos de busca e apreensão contra lavagem de dinheiro do tráfico, em Ribeirão Preto
Operação deflagrada nesta terça-feira, 22, combate os crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro vindos do tráfico

PF cumpre mandatos de busca e apreensão contra lavagem de dinheiro do tráfico, em Ribeirão Preto

Três mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 5ª Vara Criminal no âmbito da Operação Arcarius 

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 22, a Operação Arcarius, investigação conjunta com o Ministério Público do Estado de São Paulo através do GAECO de Ribeirão Preto, com o objetivo de combater a prática dos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro oriundos, predominantemente, do tráfico de drogas. 

Segundo informações da Comunicação Social da Polícia Federal, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Criminal da Justiça Estadual da Comarca de Ribeirão Preto, com o objetivo de localizar provas que vinculem os investigados aos fatos apurados.

De acordo com a PF, o grupo investigado abria empresas de fachada com sócios laranjas, com a finalidade de criar um sistema financeiro empresarial destinado a disfarçar a origem dos recursos ilegais, bem como possibilitar seu uso por parte dos criminosos. O esquema perdurou até meados de 2019. 

O crime de lavagem de dinheiro está previsto no art. 1º da Lei 9613/98 e é punido com pena de reclusão de 3 a 10 anos. Por sua vez, o crime de associação criminosa é previsto no art. 288 do Código Penal. 

*Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal 


Foto: Divulgação/Polícia Federal

Compartilhar: