Plante uma árvore

Plante uma árvore

Na semana em que se comemorou o Dia da Árvore, voluntários falam sobre iniciativas de plantio em Ribeirão Preto

*Matéria publicada na Revista Revide edição 1.131

 

Na última quarta-feira, 21 de setembro, foi comemorado o Dia da Árvore. Tendo em vista os benefícios que a planta traz para o ambiente, principalmente em uma cidade quente como Ribeirão Preto, o educador socioambiental Reinaldo Romero deu início, em 2012, ao projeto “Tá com calor? Plante árvores” que realiza o plantio e a manutenção de árvores. “Queria colaborar de forma mais efetiva com a melhoria da arborização da cidade”, comenta Romero.

 

Um dos objetivos do projeto é evidenciar para a sociedade a importância das árvores. “Queríamos deixar evidente para a Prefeitura, vereadores, empresários e população em geral, o quão as árvores são essenciais em nossas vidas e os benefícios que elas trazem para Ribeirão”, relata. Em 2004, Reinaldo e outras pessoas começaram a realizar o plantio de árvores em uma área localizada na margem do córrego Ribeirão Preto. A região que era desmatada e com descarte irregular de lixo, recebeu 300 mudas. “Hoje, são mais de 1500. Realizamos mutirões de manutenção, plantio, replantio e passamos a cuidar de uma pracinha e de canteiros centrais da Avenida Pio XII”, destaca.

 

 

O empresário gastronômico, Gustavo Biagi, também começou um projeto semelhante, chamado de “Arborescer”. Gula, como é conhecido, idealizou o projeto com várias mudas de árvores de diferentes espécies plantadas nos canteiros das ruas, calçadas e áreas da cidade. Com 13 anos de existência, o projeto conta com mais de 130 voluntariados colaborando ativamente. “Ribeirão é uma cidade muito seca, a árvore solta umidade, segura a temperatura e ajuda todo o ecossistema”, comenta.

 

O plantio é apenas uma das etapas desse projeto de arborização, a manutenção das plantas é de suma importância e tão difícil, ou até mais, do que o plantio. “Hoje a nossa infraestrutura que cuida das áreas verdes, não cuida de adubação, de pragas nas praças e canteiros. Temos problemas de danos a essa árvore por causa disso. As autorizações da Prefeitura são muito burocráticas, demoradas e pouco eficientes. O grande entrave é a falta de uma política pública para plantio de árvores na cidade”, conclui o empresário.


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: