PM realiza reintegração de posse em conjunto habitacional de Ribeirão Preto
PM realiza reintegração de posse em conjunto habitacional em Ribeirão Preto

PM realiza reintegração de posse em conjunto habitacional de Ribeirão Preto

De acordo com a polícia, retirada dos ocupantes foi pacífica; moradores reclamam de demora na liberação dos apartamentos

A Polícia Militar realizou reintegração de posse em um conjunto habitacional na Zona Norte de Ribeirão Preto, em que viviam aproximadamente 170 famílias. Elas ocupavam o local desde o dia 2 de outubro. A PM informa que a retirada foi pacífica, e que os ocupantes retornaram para favelas na região.

Ao todo, 180 policiais militares participaram da operação, já que se temia riscos de confrontos entre os moradores, além da infiltração de criminosos junto às pessoas que ocupavam o local, o que não ocorreu, de acordo com a polícia, que informou que as pessoas saíram sem nenhuma reação.

Em nota a PM informa que a reintegração não apresentou transtornos em razão de reuniões preparatórias à reintegração, que totalizaram quatro encontros com outros órgãos de apoio e duas com liderança do movimento. "A execução da reintegração foi pacifica, pois os ocupantes saíram gradativamente no transcorrer dos últimos dias, tendo permanecido cerca de 60 ocupantes que receberam o apoio de transporte para o retorno às comunidades de origem", disse a PM.

As ocupações aconteceram após mais de um ano de espera dos moradores pelo sorteio dos imóveis, que são financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal há cerca de um ano, que aguarda liberação judicial para ficarem disponíveis aos moradores sorteados.

Foi o próprio banco que pediu à Justiça a reintegração, alegando que a ação se deu motivada para garantir o direito das famílias sorteadas poderem viver nos imóveis. Após a reintegração, os apartamentos foram identificados pela Polícia Militar, que constatou que serão necessários alguns reparos em razão de danos causados dentro dos prédios.


Foto: JF Pimenta

Compartilhar: