Polícia Civil desarticula quadrilha de golpes eletrônicos em operação no interior de São Paulo
Ao todo, foram expedidos 15 mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão; até o momento, sete pessoas foram presas
A Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira, 18, a Operação Engodo, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em golpes pela internet. A ação foi coordenada pela Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, com apoio de delegacias de Serrana, Cajuru, Cravinhos, Luís Antônio, Brodowski, Altinópolis e do GOE da DEIC.
Foram expedidos 15 mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. Até o momento, sete pessoas foram presas. Durante a operação, foram apreendidos celulares, chips, computadores, um noteiro (equipamento usado para contar dinheiro) e R$ 40.900,00 em espécie.
Esquema criminoso e modus operandi
As investigações apontaram a participação de 26 pessoas físicas e 15 empresas fantasmas no esquema. A quadrilha atuava em duas principais frentes:
- Falsos sites de e-commerce: Criavam páginas fraudulentas que imitavam grandes varejistas, atraindo vítimas por meio de anúncios em buscadores. Ao realizar pagamentos acreditando na legitimidade do site, as vítimas tinham os valores desviados para contas ligadas ao grupo.
- Golpe do WhatsApp: Enviavam mensagens falsas, fingindo ser familiares das vítimas, solicitando transferências bancárias com caráter de urgência.
Os criminosos utilizavam contas bancárias de laranjas e empresas fictícias para movimentar os recursos ilícitos. Para dificultar o rastreamento, os valores eram dispersos em várias transações e saques em dinheiro.
Prejuízo às vítimas
A investigação identificou cerca de 50 vítimas no Estado de São Paulo, com um prejuízo estimado em quase R$ 1 milhão. Mais de 100 contas bancárias foram analisadas para mapear as movimentações financeiras da quadrilha.
A operação continua em andamento para cumprir os mandados restantes e aprofundar as investigações sobre o esquema.
Foto: Divulgação Polícia Civil