Polícia Civil prende um dos envolvidos em esquema de fraude de vestibulares de medicina, em Ribeirão

Polícia Civil prende um dos envolvidos em esquema de fraude de vestibulares de medicina, em Ribeirão

A ação, que ocorreu nesta quarta-feira, 2, faz parte da Operação Asclépio; no total, foram expedidos 22 mandados de buscas e 12 de prisões temporárias no país

A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira, 2, a execução de 22 mandados de buscas e 12 de prisões temporárias em todo o País contra fraudes em vestibulares de medicina. Em Ribeirão Preto, um dos operadores do esquema foi preso. De acordo com a polícia, trata-se de uma pessoa com formação em medicina. 

A Operação Asclépio foi deflagrada pela Polícia Civil de Assis (Deinter 8) em abril de 2019. No esquema investigado, candidatos pagavam até R$ 120 mil para que outras pessoas realizassem as provas dos vestibulares em seus lugares.  

Na fase deflagrada nesta quarta-feira, os agentes identificaram os “pilotos”, ou seja, aqueles que realizaram as provas do vestibular de medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) no lugar dos candidatos.

A investigação teve início com a denúncia da própria FEMA, que foi informada pela Vunesp, empresa responsável pelo vestibular, que as impressões digitais de cinco candidatos inscritos apresentavam inconsistências.

Durante a prova, os "pilotos" assinaram as listas de presença, as folhas de respostas, tiveram coletadas suas impressões digitais e foram gravados pelas câmeras de segurança. 

Segundo a polícia, os investigados possuem formação em curso superior de medicina, exercendo suas funções em postos de saúde nas imediações de suas residências. As investigações apuraram que todos fazem parte de um grupo criminoso especializado em fraudar vestibulares, sempre com foco nos concorridos cursos de medicina.

Os mandados foram expedidos para as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Natal, Mossoró, Juazeiro do Norte, Campina Grande e Montes Claros.


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: