Sindicato reclama de alteração na data de pagamento dos servidores
Sindicato reclama de alteração na data de pagamento dos servidores

Sindicato reclama de alteração na data de pagamento dos servidores

Diretoria protocolou documento junto à Prefeitura na manhã desta terça-feira, 31; notificação cobra a manutenção da data de pagamento no último dia do mês trabalhado

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto protocolou um documento junto à Administração Municipal advertindo sobre a ilegalidade do decreto que institui a alteração da data de pagamento dos servidores para o quinto dia útil do mês posterior trabalhado. A entrega foi feita ao secretário da Casa Civil e Governo, Nicanor Lopes,nesta terça-feira, 31, em reunião que começou às 10h e foi até às 10h30, no Palácio do Rio Branco. Caso a alteração entre em vigor mesmo com a tentativa de diálogo com o poder público, o Sindicato informou que pretende acionar a Justiça. O secretário recebeu o pedido e ficou responsável de encaminhá-lo ao prefeito Duarte Nogueira.  

De acordo com a entidade, “a medida é unilateral e ilegal, tendo em vista que há mais de 40 anos o pagamento dos servidores tem contribuído para que a cidade priorize o seu compromisso mais importante”.

Na notificação, o Sindicato instrui o prefeito para que não prossiga com a alteração da data habitual de pagamento no último dia do mês trabalhado para o quinto dia útil do mês subsequente. “O decreto que flexibiliza os pagamentos até o quinto dia útil deve ser de caráter excepcional. No entanto, a Prefeitura quer tomar uma medida que deveria ser usada somente em casos excepcioanais como regra. Nós entendemos que o município tem recursos em caixa para pagar o funcionalismo público na data prevista em lei. Portanto, essa alteração consiste em um ato arbitrário”, diz o presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto.

O Sindicato ainda destaca que “a modificação que se pretende impor com a alteração da data de pagamento dos salários atenta contra a dignidade da pessoa humana dos servidores e servidoras, inclusive os interesses protegidos pelos artigos 7º, inciso X, e artigo 226 da Constituição brasileira, como o direito ao convívio e à estabilidade familiar”.

O presidente da entidade que representa os servidores municipais de Ribeirão Preto lembrou que o planejamento financeiro dos funcionários públicos tem como base o pagamento que é feito no último dia útil e que, caso a prefeitura altere este compromisso salarial, os servidores terão dificuldades para quitar suas dívidas. “Pessoas que fizeram empréstimos vão ter que arcar com ônus dessa medida, uma vez que a Prefeitura tem condições financeiras para honrar com esses pagamentos”, conclui.

Respaldo da Justiça

De acordo com o Sindicato, a mudança radical na interpretação pacífica e tradicional de uma norma, além de injusta, contrariaria um dos princípios gerais do Direito - o da segurança jurídica.

Atualmente, diante de medidas de alteração da data de pagamento perpetradas pelas prefeituras e estados, as decisões consolidadas e recentes da Justiça tendem a priorizar os servidores.

Outro lado

A Prefeitura de Ribeirão Preto foi procurada para comentar o assunto, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento da reportagem.


Foto: Pixabay

Compartilhar: