Por segurança, Anac proíbe voos noturnos no Aeroporto Leite Lopes
Agência Nacional de Aviação Civil afirma que não foram implementadas solicitações para restrição de entrada na área operacional

Por segurança, Anac proíbe voos noturnos no Aeroporto Leite Lopes

Portaria será válida a partir de março, por tempo indeterminado

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma portaria proibindo que o Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, opere voos noturnos a partir de março de 2018. De acordo com a Agência, as medidas aplicadas foram motivadas pela não implantação de normas de segurança na área operacional do aeroporto.

A decisão foi tomada por meio da Portaria 508 de 9 de fevereiro de 2018, e está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 15. A medida proíbe, por tempo indeterminado, a operação de voos noturnos no Leite Lopes, e entra em vigor a partir de 30 dias após a publicação no DOU.

“[...] A medida ora aplicada tem caráter provisório, sem prazo determinado, e será mantida até que o operador do aeródromo solicite a revogação e demonstre a implementação completa das ações listadas na análise técnica que fundamentou sua aplicação [...]”, aponta trecho da portaria.

Segundo a Anac, não houve a formalização por parte do município e da Secretaria de Segurança Pública em apoio às ações do operador de aeródromo. “A restrição foi imposta após longas tratativas entre a Anac e o operador do aeródromo. Foram expedidos seis autos de infração de 2015 a 2018 contra o terminal, além da medida administrativa cautelar de proibição de aumento de frequência”, declara a agência em nota.

“A Anac reitera a sua missão de garantir a todos os brasileiros a segurança e a excelência da aviação civil e informa que a medida restritiva poderá ser revogada quando o operador do terminal demonstrar a implementação completa das ações listadas na análise técnica que fundamentou sua aplicação”, conclui.


Foto: Arquivo Revide - Ibraim Leão

Compartilhar: