Preços do etanol podem cair em até 4% em Ribeirão Preto
A informação é da Central de Monitoramento do Núcleo Postos do município
A Central de Monitoramento do Núcleo Postos Ribeirão Preto identificou uma tendência de diminuição nos preços do etanol na usinas da região. Com isso, nos últimos dias, os consumidores têm percebido mudanças no valor final do produto, reflexo da queda identificada. Segundo o grupo, os preços podem cair em até 4% nas bombas.
O combustível, que chegou a custar R$ 2,99, pode ser encontrado por preços mais baixos em toda cidade. Entretanto, a informação não agrada tanto assim. O motorista de aplicativo Luís Elias da Silva diz que o valor cai, mas depois, quando sobe, aumenta consideravelmente. “Para nós que trabalhamos é ruim. Sempre a mesma coisa, o combustível sobe e abaixa repentinamente. Os postos ainda praticam as mudanças de preço no mesmo momento, então somos todos surpreendidos”, desabafa o motorista.
Para o economista Marcelo Bosi Rodrigues, que foi consultado pelo núcleo, a variação do preço do combustível está ligada à queda de valor do açúcar. “A variação do preço do Etanol está mais atrelada ao açúcar do que ao valor da gasolina. A explicação está dentro da usina. As empresas de produção escolhem qual é o melhor produto para processar: o álcool ou o açúcar. O preço do açúcar acaba influenciando fortemente no valor do Etanol. Atualmente, o açúcar está com um preço muito baixo e influencia na queda do preço do produto”.
Núcleo Postos Ribeirão Preto
Criado em 29 de julho de 2018, o grupo, integrante do Programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), reúne 85 postos de combustíveis, o equivalente a 50% do mercado local. No site do grupo, é possível conferir informações de interesse do consumidor que são atualizadas constantemente, inclusive com perguntas frequentes.
Foto: Divulgação