Prefeitura de Ribeirão alerta sobre guarda responsável de animais de grande porte

Prefeitura de Ribeirão alerta sobre guarda responsável de animais de grande porte

Divisão de Bem-Estar Animal ressalta a importância de denúncias que devem ser feitas pelo telefone 0800 8871511; mais de 100 animais foram resgatados nesse ano

A Divisão de Bem-Estar Animal, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trabalha pela conscientização da população sobre a guarda responsável de animais de médio e grande porte, soltos em vias públicas. A medida tem como objetivo garantir a segurança da população, evitando acidentes de trânsito e preservando a integridade desses animais. A Secretaria mantém convênio com empresa terceirizada especializada no recolhimento desses animais.

 

Neste ano, de janeiro ao dia 22 de agosto, foram recolhidos 106 animais de médio e grande porte soltos em vias públicas, como caprinos, suínos, ovinos, bovinos e equinos. De acordo com as legislações vigentes que dispõem sobre a guarda responsável e o bem-estar dos animais de médio e grande porte, o guardião flagrado desobedecendo ou descumprindo os deveres e obrigações estabelecidos poderá ser multado no valor de R$ 2 mil (Lei complementar 1616). O tutor é responsável pela integridade do animal, devendo mantê-lo em segurança, em perfeitas condições de alojamento, higiene, alimentação, saúde e bem-estar.

 

Após serem recolhidos, os animais têm o estado de saúde avaliado por uma equipe de veterinários, além de serem microchipados. A contribuição da população é fundamental para que os animais sejam resgatados. As denúncias podem ser feitas pelos telefones: 0800 8871511 e 9 9178 3000 ou ainda no 153 - Guarda Civil Metropolitana. O prazo para o dono buscar o animal é de 30 dias após o recolhimento; depois deste período, o animal fica disponível para adoção. Vale ressaltar que a denúncia deve ser feita pelos telefones informados, só assim é possível realizar o resgate.


Foto: Divulgação

Compartilhar: